Conheça algumas dicas para ensinar as crianças sobre a preservação dos oceanos e mares e sua importância para o planeta

A conscientização, sobretudo nas crianças, é uma das formas mais eficientes de criar uma mentalidade pautada pela preservação do meio ambiente, nesse caso, na proteção dos oceanos e dos mares. Afinal, desde cedo é preciso ensinar a importância desses ecossistemas, que são vitais para um planeta saudável. 

Hoje em dia, vivemos o auge da exploração dos oceanos e mares com o aumento da pesca predatória, do volume de lixo encontrado nas águas marinhas e da poluição na atmosfera, que influenciam diretamente no aquecimento global e na manutenção da biodiversidade desses ecossistemas. 

Além de combater diretamente esses problemas, a conscientização é muito importante para criar uma sociedade com conhecimento acerca da importância da preservação do maior ecossistema do planeta, já que sem ele não existiria vida na Terra. 

Pensando nisso, no artigo de hoje listaremos algumas maneiras de ensinar as crianças sobre a preservação dos oceanos e mares. Confira!

Leia livros infantis sobre os oceanos 

Ler um livro, seja ele qual for, é muito importante para o desenvolvimento intelectual. Ao optar por conteúdos voltados aos oceanos, cria-se empatia pela vida marinha, fazendo com que as crianças cresçam com essa mentalidade. 

É possível encontrar livros com diversos temas, desde assuntos relacionados à poluição até o ciclo da água e cadeia alimentar, tudo exclusivamente para o público infantil, repleto de cores, desenhos e leitura facilitada.

Brinquedos de animais

Maneiras de ensinar as crianças sobre a preservação dos oceanos e mares

Crianças com brinquedos de animais têm tendência a criar vínculos emocionais com os bichinhos. Esse pode ser um caminho para criar uma relação entre as crianças e a conscientização ambiental. 

Portanto, um bichinho de pelúcia de uma baleia ou tubarão pode ser o suficiente, por exemplo, para criar nas crianças uma mente mais voltada ao meio ambiente e os oceanos. 

Faça uma visita a um aquário

Os aquários são ambientes muito propícios a criar nas crianças conscientização acerca da preservação dos oceanos e mares. 

Isso porque, ao ver frente a frente peixes e outros animais marinhos, as crianças podem, sim, desenvolver um afeto à vida marinha e, assim, crescer com essa referência. 

Como resultado, teremos jovens mais conscientes e que, de alguma forma, sentem empatia pela vida marinha. 

Documentários podem ser um opção

Alguns documentários, especialmente os que não são “pesados”, são uma ótima pedida para ver com crianças. 

Existem muitas obras focadas na valorização dos oceanos e sua biodiversidade que podem ser extremamente úteis para gerar uma conscientização nas crianças. 

Opte por documentários leves, mas que tenham ação e conteúdo de alta qualidade, como é o caso do Planeta Azul (Blue Planet), da BBC. 

Seguindo todas essas dicas, com certeza você encontra maneiras eficientes de ensinar as crianças sobre a preservação dos oceanos e mares. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!