Conheça dicas simples e úteis que ajudam a preservar o meio ambiente

Quando falamos em maneiras de preservar o meio ambiente, é muito comum escutarmos “ah, eu sozinho não posso ajudar em nada”. 

Muitas pessoas têm a falsa ideia de que “uma andorinha apenas não faz verão”. Mas, já que estamos falando em ditados populares, nada melhor que afirmar que “de grão em grão, a galinha enche o papo”. Isto é, sem dúvidas a ajuda, mesmo que mínima, é extremamente importante para preservar o meio ambiente. 

Em um planeta com mais de sete bilhões de habitantes, com somente 10% dessas pessoas seria possível tomarmos rumos mais saudáveis e melhores na conservação ambiental. Se cada um fizesse sua parte, ainda que em atitudes simples, tudo poderia ser diferente. 

Quais atitudes ajudam a preservar o meio ambiente?  

Por mais simples que pareça, o simples fato de jogar um produto no lixo e não na rua, por exemplo, já ajuda, e muito, no combate aos danos no ecossistema. 

Então, pensando em ajudá-los a criar um hábito mais saudável na preservação do meio ambiente, listamos algumas das dicas mais úteis que ajudam a cuidar do ecossistema e do nosso planeta. 

1) Economizar energia e água

Esta dica está entre as mais simples possíveis. Afinal, um banho mais curto ou tirar da tomada alguns eletrônicos já auxilia na diminuição do esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta. 

Quando falamos de gastar menos água, medidas como evitar lavagem de quintal e calçada sem necessidades,  não tomar banhos demorados ou até mesmo escovar os dentes com a torneira ligada, saiba que tratam-se de medidas simples que geram impactos menores na natureza. 

Já quanto à energia, evitar aparelhos em stand by ou acender todas as luzes da casa sem precisar já bastam para contribuir na preservação do meio ambiente. 

2) Descarte correto do lixo

O lixo que geramos está entre os fatores que mais contribuem para a poluição  e destruição do planeta.

Por esse motivo, todo o cuidado com a forma na qual descartamos o lixo é pouco. 

Lembre-se, portanto, de JAMAIS jogar lixo na rua, em parques, nas calçadas, no esgoto, na praia e outros ambientes. 

Além disso, sempre que possível, recicle o lixo. Muitos condomínios e prédios já contam com lixeiras para reciclagem de resíduos. 

Importante: é essencial na preservação do meio ambiente diminuirmos a quantidade de lixo que geramos. Logo, evitar hábitos que contribuem para aumento na geração de resíduos potencialmente prejudiciais ao meio ambiente é vital. 

Então, evite consumir frequentemente descartáveis (copos, pratos e talheres, sobretudo), priorize o uso por produtos reutilizáveis, entre outras medidas. 

3) Diminua o uso de carros e motos

A maioria dos veículo eliminam gases que causam danos irreparáveis à natureza. Por esse motivo, diminua sempre que possível a frequência com que usa carros, motos e caminhões, por exemplo.

A dica é usar mais as bicicletas, ir a pé sempre que viável (que auxilia a manter uma vida mais saudável também), usar mais transporte coletivo ou até mesmo ir de carona.

4) Não compre sem necessidade

O consumismo é sem dúvida um dos fatores que mais contribuem para o lixo em excesso. Afinal, via de regra, quase tudo que compramos vem com uma obsolescência programada. 

Ou seja, equipamentos eletrônicos e elétricos, principalmente, contam com uma data de validade, tornando-os obsoletos conforme o tempo passa. Logo, as pessoas terão que comprar novos produtos e, consequentemente, descartar, na maioria das vezes de forma irregular, o antigo item. 

Por isso, sempre que for possível manter por mais tempo um produto, assim o faça. Muitos dos itens que jogamos fora de forma irregular demoram séculos para se decompor naturalmente

Isso faz com que a fauna e a flora sejam afetadas diretamente, à medida que o ar e a água ficam cada vez mais poluídos. 

5) Proteja a fauna 

Cada animal possui uma função específica dentro de um ecossistema. Por isso, toda e qualquer medida para protegê-los é fundamental para preservar o meio ambiente

Portanto, jamais compre animais silvestres ou os mate por qualquer que seja o motivo (caça esportiva, medo ou desconhecimento). 

Proteger os animais é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de preservar o meio ambiente e seus ecossistemas plurais. 

Preservar o meio ambiente: uma medida cada vez mais necessária!

Agora que conhece algumas das melhores maneiras de contribuir com a preservação do meio ambiente, fazer sua parte é muito mais simples do que parece, não é mesmo? 

Para ler mais dicas e artigos como este, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin