Conheça alguns dos melhores documentários sobre conservação ambiental 

A conservação ambiental, sobretudo quando falamos dos oceanos, é uma pauta extremamente importante que, infelizmente, muitas vezes não tem a atenção que merece. 

Afinal, os oceanos estão sendo destruídos diária e sistematicamente, seja explorando a vida marinha ou despejando lixo nos mares. Inclusive, estima-se que cerca de 14 bilhões de toneladas de poluentes atingem os oceanos anualmente. 

Por conta disso, muitos creem que a conscientização é a chave para cuidarmos os oceanos. Existem, inclusive, diferentes maneiras de fazê-la, como através de filmes e documentários. 

Os documentários e séries são excelentes maneiras de alertar e conscientizar as pessoas da importância do ecossistema marinho, principalmente por se tratar de um tipo de mídia de fácil consumo no dia a dia. 

Por isso, listamos alguns dos melhores documentários sobre conservação ambiental com foco na vida marítima. Confira! 

Blackfish (2013)

Blackfish é um documentário norte-americano produzido e dirigido pela Gabriela Cowperthwaite. A obra estreou mundialmente no dia 19 de janeiro de 2013, no Sundance Film Festival. 

Blackfish é um documentário sobre a vida da orca Tilikum, que foi tirada do seu habitat aos dois anos de idade para viver em cativeiro no conhecido parque SeaWorld. 

O documentário foca em duas vertentes: o perigo de lidar com animais selvagens e os maus-tratos que os animais sofrem ao longo de suas vidas em nome do entretenimento. 

Sem dúvida Blackfish tem como objetivo impactar as pessoas ao relatar e contar a história por trás da morte da treinadora Dawn Brancheau, morta pela orca Tilikum.

Além disso, a obra de Gabriela Cowperthwaite busca mostrar relatos de pescadores e de treinadores do parque SeaWorld, de modo a entender como funciona essa indústria, como os animais são retirados do seu habitat, como são recorrentes as mortes por orcas devido o estresse do aprisionamento e muito mais. 

Enquanto documentário, Blackfish é uma excelente maneira de conscientizar sobre o quanto os animais marinhos sofrem quando utilizados para entretenimento, bem como mostrar as consequências dessas atitudes. 

Oceanos de Plástico (2016)

Oceanos de plásticos é um documentário/filme cuja ideia é mostrar quais são os impactos da poluição no oceano e de que maneira isso reflete no ecossistema da vida marítima.

A obra é dirigida e roteirizada por Craig Leeson e lançada pela Fundação Plastic Oceans em setembro de 2016. 

O foco de Oceanos de Plástico é mostrar entrevistas com especialistas de diversas áreas, viajando a diferentes lugares impactados pelos plásticos no oceano, a fim de revelar os perigos e as consequências do uso desse tipo de material e seu consequente descarte irregular nos oceanos. 

O documentário conta com imagens tristes, que visam chocar e conscientizar quem assiste, à medida que aponta rumos alternativos para solucionar esse problema ambiental.

Our Rising Oceans

Our Rising Ocean é uma série da Vice em parceria com a HBO, com foco em alertar sobre os perigos e as consequências do aquecimento global nos oceanos, mais especificamente para investigar a instabilidade do manto de gelo da antártida ocidental.

A ideia da série é mostrar o porquê as águas ao redor do globo estão ficando mais quentes, de maneira a compreender quais os impactos da água quente subterrânea invadindo as enormes geleiras ocidentais da Antártica.

A obra tem como objetivo alertar a todo instante que, se mesmo uma pequena fração da camada de gelo na Antártica derreter, o aumento do nível do mar irá mudar completamente o mundo como o conhecemos – e tudo isso já está acontecendo enquanto você lê. 

Assista documentários sobre conservação ambiental!

P´ortanto, agora que conhece três dos melhores documentários sobre conservação ambiental, assista-os e entenda a importância dos oceanos para nosso planeta.

Gostou do artigo? Então, siga acompanhando o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin