Mutirão de limpeza nas praias: entenda a importância

Saiba mais sobre o mutirão de limpeza nas praias e sua importância para a preservação dos oceanos

A geração em que vivemos é marcada pela quantidade excessiva de lixo que geramos. Pela falta de hábitos e métodos sustentáveis, parte do resíduo que geramos acaba invariavelmente terminando no meio ambiente, nesse caso, nos oceanos. O que pouca gente sabe, porém, é que o mutirão de limpeza nas praias é uma forma de amenizar os impactos que causamos no mar. 

A realização do mutirão de limpeza nesse tipo de ambiente gera uma série de benefícios importantes, que garantem um oceano mais saudável e com menos lixo. 

Dada a importância dos mutirões, ao longo deste artigo falaremos mais sobre sua relevância para a preservação dos oceanos, bem como de que maneira você pode contribuir na limpeza das praias de forma simples. 

Por que realizar mutirão de limpeza nas praias é importante? 

Antes de mais nada, é importante dizer que, anualmente, estima-se que 9 a 20 milhões de toneladas de lixo são jogados nos oceanos em todo o mundo. 

Por conta desses números, especialistas já afirmam que, até 2050, teremos mais lixo que peixes nos oceanos. 

Mediante essas informações, uma coisa é certa: a preservação dos oceanos e seu ecossistema é um assunto urgente. 

Mutirão de limpeza nas praias: entenda a importância

Saiba, portanto, que o mutirão de limpeza nas praias existe justamente para amenizar os impactos do lixo nos oceanos, de modo a dar mais qualidade de vida à toda biodiversidade marinha. 

Para se ter uma ideia, os mutirões, dependendo da quantidade de voluntários ajudando, chega a remover meia tonelada de lixo das praias, entre plásticos, pneus, móveis e outros tipos de lixo que são descartados irregularmente. 

Imagine, agora, quais seriam os impactos se essa quantidade de lixo chegasse às águas do mar. Com certeza afetaria a vida de muitos animais, podendo causar uma série de problemas, desde mutilações até a morte. 

Então, os mutirões de limpeza nas praias garantem que um oceano mais limpo, com muito menos impactos à biodiversidade marinha, como peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos, aves, corais e muito mais. 

Atitudes como essa podem salvar vidas e aumentar a longevidade dos oceanos, que são essenciais para a nossa sobrevivência, uma vez que absorvem parte do CO2 que geramos, regulam a temperatura e garantem o sustento para milhares de pessoas que dependem deles para sobreviver.

Como realizar um mutirão de limpeza das praias?

A maneira mais fácil de contribuir para a preservação dos oceanos através do mutirões é encontrando uma organização que realiza esse tipo de campanha. 

Muitas ONG’s têm como foco realizar, periodicamente, esse tipo de limpeza das praias, reunindo uma grande quantidade de pessoas voluntárias. 

É possível participar desses mutirões, bastando apenas seguir as organizações e se tornando um voluntário. Com certeza toda a ajuda é válida quando falamos da preservação da vida marinha e toda sua biodiversidade. 

Mutirões de limpeza nas praias: uma campanha essencial

Agora que conhece mais sobre a importância dos mutirões de limpeza nas praias, com certeza fica mais fácil entender porque são essenciais para preservar um dos maiores ecossistemas do planeta. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin