Nível do mar continua a subir em ritmo alarmante, segundo relatório

Relatório mostrou que os níveis do mar estão subindo continuamente; entenda o porquê

Segundo o Serviço de Monitoramento do Meio Marinho do programa Copernicus, o nível dos oceanos continua a subir em um ritmo acelerado e preocupante de 3,1 milímetros (mm) por ano. 

Os motivos que levam a tal aumento estão relacionados, sobretudo, ao aquecimento global e ao derretimento do gelo na Terra.

Para termos ideia, entre 1979 e 2020, perdemos o equivalente a seis vezes o tamanho da Alemanha, o que, claramente, nos diz que a extensão do gelo marinho do Ártico tem diminuído constantemente. 

Essas mudanças se devem às ações antropogênicas, de origem humana, que afetam o planeta como um todo, causando, entre tantos problemas, o aquecimento global. 

Os mais de 150 cientistas, de cerca de 30 instituições europeias, que colaboraram no trabalho, afirmam que mudanças sem precedentes estão para acontecer, impactando diretamente no bem-estar humano e nos ambientes marinhos.

Com os humanos influenciam no aumento do nível do mar

Os humanos são os únicos responsáveis pelo aumento do nível do mar. Afinal, nós liberamos CO2 antropogênico, que por sua vez colabora com o aquecimento global, o que, por consequência, aumenta o nível do mar. 

Percebe como todos os problemas ambientais, em especial os dos oceanos, estão ligados a nós seres humanos? 

Influenciamos tanto que nos oceanos que até mesmo a extrema variação entre períodos de frio e ondas de calor no Mar do Norte está relacionada com hábitos humanos, como as mudanças na captura de linguado, lagosta europeia, robalo, salmonete e caranguejos.

Nível do mar continua a subir em ritmo alarmante, segundo relatório

Até mesmo a poluição causada pelas atividades em terra, como a agricultura e a indústria, acabam afetando os ecossistemas marinhos. 

Como resultado, as temperaturas da superfície e subsuperfície do mar aumentam em todo o mundo, fazendo também com que os níveis do mar continuem a subir a taxas alarmantes de 2,5 mm por ano no Mediterrâneo e até 3,1 mm por ano globalmente.

Isso afeta, claro, cidades e regiões litorâneas, que irão sentir mais o aumento do nível da água. Por exemplo, eventos extremos, como em Veneza, em 2019, que presenciou uma subida do nível das águas fora do comum, atingindo o nível de água mais alto registado desde 1966, com mais de 50% da cidade inundada, serão cada vez mais comuns à medida que a água sobe nos oceanos. 

Isso tudo se deve, principalmente, ao derretimento das geleiras. Por exemplo, o gelo marinho do Ártico vem caindo nos últimos 30 anos, uma queda contínua em extensão e espessura. 

Desde 1979, a cobertura de gelo diminuiu 12,89% por década, com recordes nos últimos dois anos.Tudo isso, claro, contribui para o alarmante crescimento no nível do mar dos oceanos. 

Além do aumento no nível do mar,  a perda do gelo marinho do Ártico pode contribuir para o aquecimento regional, a erosão das costas árticas e, por fim, as mudanças nos padrões climáticos globais.

Gostou do artigo sobre o aumento do nível do mar? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin