Nível dos mares dos EUA subirá pelo menos 30 cm até 2050, aponta relatório

De acordo com um novo relatório climático elaborado por diversas agências norte-americanas, incluindo a NASA, espera-se que o nível do mar em toda a costa dos EUA suba 30 centímetros até 2050. 

Infelizmente, estima-se que nos próximos 30 anos a altura do oceano aumentará tanto quanto subiu nos últimos 100 anos da história do planeta.

Apesar de ser uma pesquisa voltada aos mares norte-americanos, é possível encontrar um panorama do que também acontecerá em outras partes do mundo, à medida que as mudanças climáticas se agravam cada vez mais.

O documento, que foi elaborado por diversas agências governamentais dos EUA, tal qual a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), diz que, em média, os mares vão subir de 25 a 30 centímetros até 2050.

Entenda mais o relatório

Segundo o administrador da NOAA, Rich Spinrad, o relatório inclui as projeções mais próximas da realidade das costas dos EUA. Nãso à toa, para Bill Nelson, administrador da NASA, “passou da hora de agir para enfrentar essa crise climática”.

Além disso, Nelson destacou que o nível do mar continua a subir a um ritmo alarmante, ameaçando todas as comunidades costeiras do mundo, inclusive no Brasil, que possui a 15ª maior costa do mundo.  

Nível dos mares dos EUA subirá pelo menos 30 cm até 2050, aponta relatório

Tenha em mente que este é o primeiro relatório que projeta os níveis de mar em curto prazo.

Os relatórios climáticos são cada vez mais fundamentais para reunir informações acerca dos efeitos da mudança climática a médio/longo prazo, dando aos principais tomadores de decisão, como governos e empresas envolvidas com os oceanos, mais tempo de se prepararem para enfrentar tais efeitos.

Pensando nisso, para a próxima década, a NASA tem a intenção de criar cinco grandes observatórios para informar com precisão o que acontece com, por exemplo, a atmosfera, gelo, e massas de terra e de água do nosso planeta.

Spinrad disse que o relatório tem um lado positivo, pois fornece as informações necessárias para agir agora e nos posicionarmos melhor para o futuro, dando-nos condições de nos prepararmos e evitarmos o pior.

A ideia desse relatório é, também, destacar a necessidade de um esforço coletivo para enfrentarmos as consequências das mudanças climáticas.

Gostou do artigo? Então, para ler mais notícias como esta, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho. Até a próxima! 

Nível dos mares dos EUA subirá pelo menos 30 cm até 2050, aponta relatório
What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin