Conheça mais sobre o lixo têxtil e seus impactos no meio ambiente

Existem, atualmente, diferentes tipos de resíduos que acabam afetando diretamente o meio ambiente e sua biodiversidade. Neste artigo, então, falaremos mais especificamente sobre o lixo têxtil e seus impactos no meio ambiente. 

Quando falamos dos resíduos oriundos da indústria da moda, estamos falando de um tipo de lixo extremamente comum, de um setor que gera, anualmente, 170 mil toneladas de lixo têxtil, isso somente no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Se colocarmos o lixo têxtil em proporções mundiais, os números sem dúvida ficam ainda maiores – resultando em impactos maiores na natureza, consequentemente. 

Portanto, conhecer mais a respeito dos impactos na natureza causados pelo resíduo têxtil é a melhor maneira para encontrar as melhores soluções para esse tipo de problema. 

Por que gera-se tanto lixo têxtil?

As roupas são itens que todos os seres humanos usam. Logo, naturalmente trata-se de uma indústria que movimenta uma grande quantidade de peças todos os anos. 

Para termos ideia da relevância da indústria da moda, movimenta-se 2,4 trilhões de dólares todos os anos no mundo todo, com crescimento de 5,5%. 

Contudo, ao passo que a indústria da moda cresce, os impactos no meio ambiente aumentam exponencialmente, sobretudo devido ao desperdício de tecido e emissão de gás carbono.  

Impactos do lixo têxtil no meio ambiente

De modo a compreender o impacto do lixo têxtil no meio ambiente, tenha em mente que, até 2050, estudos preveem que  ¼ das emissões de carbono do planeta todo virá da indústria da moda. 

lixo têxtil e seus impactos no meio ambiente

Isto é, o lixo têxtil pode ser responsável por gerar boa parte do CO2 despejado na atmosfera, cujos impactos são devastadores, sobretudo nos oceanos, que acabam absorvendo parte do gás, culminando na acidificação da água.

Além disso, o CO2 tem a capacidade de reter calor nas camadas mais baixas da atmosfera, desequilibrando o clima e aumentando as médias de temperatura.

O aumento da temperatura e a acidificação das águas são impactos ambientais capazes de comprometer diversos ecossistemas e acabar com boa parte da biodiversidade.

Por exemplo, o excesso de CO2 e o calor acabam derretendo as geleiras, que aumentam o nível da água e atrapalham a vida de inúmeras espécies de animais, como pinguins, ursos polares e aves de diferentes espécies, que dependem desse ambiente para sobreviverem. 

Já a acidificação compromete a biodiversidade marítima, afetando peixes, recifes de corais, aves, mamíferos, crustáceos, moluscos e muito mais. 

Além dos problemas relacionados ao CO2, a poluição de origem têxtil é responsável pela liberação de toxinas ou fibras poluentes na natureza. 

Estudos apontam que 500 mil toneladas de microfibras plásticas são liberadas na lavagem de roupas. Caso o ritmo se mantenha, a previsão é de que até 2050 mais de 22 milhões de toneladas de microfibras plásticas sejam despejadas nos oceanos.

Os impactos desses resíduos, como é possível imaginar, são devastadores e abrangentes, uma vez que são consumidos por animais pequenos e toda a cadeia alimentar posterior, passando por peixes, aves, mamíferos até chegar em nós seres humanos. 

Solução para diminuir o lixo têxtil e seus impactos no meio ambiente

A melhor solução é propor ao setor têxtil métodos e hábitos mais sustentáveis, como desenvolver roupas que durem mais tempo e possam ser recicladas e reutilizadas. 

É muito importante também criar peças que sejam feitas sem substâncias tóxicas e fibras plásticas nos tecidos, assim como tornar as peças duráveis um conceito cada vez mais enraizado e atraente no mercado. 

Por fim, o ideal é que se melhore a reciclagem através da transformação do design, coleta e processamento do vestuário, fazendo também uso prático dos mais diversos recursos e insumos renováveis. 

Medidas como essas ajudariam, e muito, a transformar a indústria têxtil, a fim de diminuir os impactos causados por ela. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin