Entenda mais sobre os impactos do óleo nas praias e quais problemas causa

Existem, infelizmente, uma série de problemas ambientais que assolam os oceanos de todo o planeta. Entre os que mais impactam negativamente a biodiversidade, sem dúvida o vazamento de óleo está entre os mais danosos ao maior ecossistema do mundo. 

O óleo nas praias, por exemplo, desencadeia diversos problemas ambientais, tornando-se uma “bola de neve” extremamente mortal para diversas espécies. 

Isso se deve ao fato de que o óleo deixa um rastro tóxico, cujos impactos ainda difíceis de serem calculados, mas que são nocivos e desastrosos. Como resultado, gera-se impactos negativos para as pessoas  que dependem das praias para sobreviver e, principalmente, para a vida marinha dos locais atingidos.

Em locais onde há vazamento de óleo nas praias, é possível perceber impactos imediatos, tais como tartarugas, aves e outros animais cobertos de óleo.

Tendo tudo isso em mente, ao longo deste artigo falaremos mais sobre o óleo nas praias e os problemas que causa e como ajudar. 

Impactos do óleo nas praias

O óleo, quando entra em contato com os oceanos, começa um processo de contaminação ambiental, cujo impacto na natureza gera inúmeros problemas. 

Em um primeiro momento, os animais são os mais prejudicados, já que são muitas vezes os primeiros a entrar em contato com o óleo. 

Uma vez em contato com os animais, o óleo tem a capacidade de limitar a mobilidade dos animais, bem como comprometer seus sentidos, já que essa substância é pegajosa e dificilmente sai sem ajuda. 

O óleo nas praias e os problemas que causa

Consequentemente, boa parte dos animais afetados pelo óleo acabam morrendo, seja por intoxicação ou por terem seus movimentos comprometidos. As aves, por exemplo, perdem a capacidade de voar, fazendo com que não possam se alimentar ou fugir de predadores. 

Outra forma de vida muito afetada é a flora, que é na maioria das vezes representada pelas algas e recifes de corais. 

Esses seres vivos e seus habitats, quando contaminados, deixam de cumprir sua função na natureza, o que reflete, claro, na fauna que depende deles para sobreviver. 

Além de tudo isso, o óleo nas praias e nas águas dos oceanos são responsáveis pelo altíssimo nível de contaminação química nos oceanos, processo este maximizado quando o óleo é conduzido para outros locais por causa das correntes marinhas.

Efeitos do vazamento de óleo nas praias e oceanos para os humanos

Os seres humanos também são afetados pelo óleo nas praias e oceanos. A curto prazo, o contato com o óleo em humanos pode causar irritação na pele e mucosas

Além disso, a contaminação pode ser indireta, através do consumo de animais contaminados. As complicações após a ingestão de peixes ou frutos do mar de áreas atingidas resultam em náuseas, vômitos e gastroenterite (inflamação no estômago). 

Por isso, caso se depare com óleo, apesar da vontade de ajudar, chame os órgãos competentes para realizar uma remoção segura do óleo, seja em praias ou animais. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin