Saiba como a reciclagem é primordial para a preservação dos oceanos, o maior ecossistema do mundo

O planeta é composto por vários ecossistemas e cada um deles conta com uma rica biodiversidade. Contudo, é inegável que os oceanos são o mais importante de todos. Apesar disso, o que vemos é uma constante exploração  e destruição de suas águas, biodiversidade e recursos naturais.

Existem muitos “vilões” dos oceanos, sendo um dos principais os resíduos plásticos, que chegam às águas marinhas aos montes – estima-se que 8 toneladas de plástico chegam aos mares todos os oceanos.

Como resultado dessa constante poluição, cientistas já afirmam que, até 2050, teremos mais plástico que peixes nos oceanos, o que é extremamente grave para o meio ambiente e o planeta como um todo. A solução para esse problema é, claro, investir na reciclagem. 

A reciclagem na preservação dos oceanos 

O plástico é um material derivado do petróleo que, por ser possuir uma produção simples e barata, naturalmente se tornou uma opção versátil e durável para a indústria. 

O papel da reciclagem na preservação dos oceanos

Logo, não demorou para que o plástico se tornasse o queridinho dos mais diversos segmentos, à medida que podia ser usado para embalar produtos, tornar eletrônicos mais leves e reduzir os preços para o consumidor.

Contudo, ao passo que estamos falando de um material barato e de bom custo-benefício, trata-se de um grande poluente também. Isso porque o plástico leva, em média, 500 anos para se degradar. 

Ou seja, os plásticos que não foram reciclados há décadas e décadas atrás, muito provavelmente podem estar até hoje vagando pelo meio ambiente, causando danos ao meio ambiente. 

A solução? Simples: reciclagem!

Reciclar significa dar um fim adequado aos resíduos plásticos, de modo que não agridam mais o meio ambiente, mais especificamente os oceanos, que comumente são o destino final desse material, chegando às águas marinhas por meio de rios, chuvas, ventos e outros meios. 

Isto é, a reciclagem tem um papel primordial na preservação dos oceanos, pois é a única forma de amenizar os impactos causados por esse tipo de resíduo.

Os impactos do plástico nos oceanos

O plástico nos oceanos causa uma série de problemas, que vão desde a contaminação da água até a mutilação de animais. 

Tenha em mente que, uma vez nos oceanos, o plástico impacta a vida marinha de diferentes formas. No que se refere à contaminação, o plástico, ao entrar em decomposição, pode liberar toxinas e microplásticos, ambos podendo afetar a biodiversidade marinha, de maneira a comprometer sua saúde e bem-estar.

E não para por aí, pois o plástico nos oceanos pode ainda mutilar animais, bem como matá-los ao serem ingeridos, seja por meio de asfixia ou por intoxicação.

Fato é que o plástico tem grande potencial destrutivo e a quantidade assustadora com que esse material é encontrado nos oceanos potencializa ainda mais os impactos desse resíduo. 

Gostou do artigo sobre o papel da reciclagem na preservação dos oceanos? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin