Saiba como você pode controlar e diminuir a poluição marinha
A poluição marinha é um problema cada vez mais grave em todo o mundo, à medida que aumenta sistematicamente todos os anos por conta do descarte irregular de diferentes tipos de resíduos e da falta de medidas sustentáveis.
Devido à poluição nos oceanos e mares, naturalmente uma pergunta pode – e deve – vir à tona: afinal, o que é necessário para controlar e diminuir a poluição marinha?
Saiba que a resposta para essa pergunta é extremamente ampla e depende de uma ação coletiva, da união de todos.
O cenário atual da poluição marinha é catastrófico, mas é possível ser revertido ou, pelo menos, amenizado através de medidas mais responsáveis do ponto de vista ambiental.
Para que a mudança ocorra, dois pilares são fundamentais: os seres humanos e as empresas.
Como nós podemos controlar e diminuir a poluição marinha?
Enquanto seres humanos, com certeza nós podemos fazer a diferença para evitar a poluição dos oceanos e mares.

Para que isso seja possível, devemos adotar hábitos mais sustentáveis e responsáveis. Por exemplo, o plástico é um dos materiais que mais poluem o ecossistema marinho.
Logo, para ajudar no controle da poluição marinha seria interessante diminuir o consumo de plástico, sobretudo os descartáveis. Além disso, apostar na sua reciclagem é uma alternativa extremamente interessante.
Existem muitas outras medidas que podemos adotar para ajudar controlar e diminuir a poluição marinha, como:
- Não jogar lixo em locais inadequados (plásticos, bitucas de cigarro, móveis velhos);
- Diminuir o consumo de energia;
- Evitar o desperdício de água;
- Optar por andar a pé ou de bicicleta em vez de veículos, sempre que possível;
- Apoiar ONG’s voltadas à preservação dos oceanos;
- Investir em produtos e itens reutilizáveis;
- Escolher empresas que tenham projetos sustentáveis.
Seguindo essas dicas, sem dúvida é possível fazermos nossa parte a fim de controlar e diminuir a poluição marinha e seus impactos na biodiversidade.
Como as empresas podem controlar e diminuir a poluição marinha?
Além dos seres humanos, as empresas são outro pilar fundamental para a preservação marinha.
Isso porque as empresas, fábricas e indústrias são responsáveis por boa parte do lixo que chega aos oceanos e mares, sendo fatores determinantes para a diminuição da poluição marinha.
Não à toa, empresas que adotam hábitos e métodos mais sustentáveis são primordiais para ajudar a conter o processo de destruição em que os oceanos e mares se encontram.
Além disso, a responsabilidade socioambiental também é fundamental para que as empresas colaborem efetivamente com o meio ambiente.
É sempre importante ressaltar que a responsabilidade socioambiental vai além dos hábitos e métodos sustentáveis rotineiros. Trata-se de uma série de medidas que vão além do trabalho diário e das obrigações legais e econômicas.
Isto é, o foco é pura e simplesmente ajudar o meio ambiente, alocando parte dos seus investimentos em prol da natureza. Refere-se, portanto, aos problemas e processos sociais, levando em consideração sua relação com o meio ambiente.
Por exemplo, uma empresa que opta por materiais biodegradáveis não está necessariamente adotando mais responsabilidade socioambiental.
Agora, por outro lado, uma empresa que se compromete a plantar uma determinada quantidade de árvores todos os anos está investindo em mais responsabilidade socioambiental.
Tenha em mente, porém, que independentemente da finalidade e do tipo de ajuda, toda e qualquer medida por parte das empresas, que seja em benefício do meio ambiente e da vida marinha, com certeza é muito bem-vinda.