Saiba como você pode controlar e diminuir a poluição marinha

A poluição marinha é um problema cada vez mais grave em todo o mundo, à medida que aumenta sistematicamente todos os anos por conta do descarte irregular de diferentes tipos de resíduos e da falta de medidas sustentáveis. 

Devido à poluição nos oceanos e mares, naturalmente uma pergunta pode – e deve – vir à tona: afinal, o que é necessário para controlar e diminuir a poluição marinha?

Saiba que a resposta para essa pergunta é extremamente ampla e depende de uma ação coletiva, da união de todos. 

O cenário atual da poluição marinha é catastrófico, mas é possível ser revertido ou, pelo menos, amenizado através de medidas mais responsáveis do ponto de vista ambiental. 

Para que a mudança ocorra, dois pilares são fundamentais: os seres humanos e as empresas.

Como nós podemos controlar e diminuir a poluição marinha?

Enquanto seres humanos, com certeza nós podemos fazer a diferença para evitar a poluição dos oceanos e mares. 

O que é necessário para controlar e diminuir a poluição marinha

Para que isso seja possível, devemos adotar hábitos mais sustentáveis e responsáveis. Por exemplo, o plástico é um dos materiais que mais poluem o ecossistema marinho. 

Logo, para ajudar no controle da poluição marinha seria interessante diminuir o consumo de plástico, sobretudo os descartáveis. Além disso, apostar na sua reciclagem é uma alternativa extremamente interessante. 

Existem muitas outras medidas que podemos adotar para ajudar controlar e diminuir a poluição marinha, como:

  • Não jogar lixo em locais inadequados (plásticos, bitucas de cigarro, móveis velhos);
  • Diminuir o consumo de energia;
  • Evitar o desperdício de água;
  • Optar por andar a pé ou de bicicleta em vez de veículos, sempre que possível;
  • Apoiar ONG’s voltadas à preservação dos oceanos;
  • Investir em produtos e itens reutilizáveis;
  • Escolher empresas que tenham projetos sustentáveis. 

Seguindo essas dicas, sem dúvida é possível fazermos nossa parte a fim de controlar e diminuir a poluição marinha e seus impactos na biodiversidade. 

Como as empresas podem controlar e diminuir a poluição marinha?

Além dos seres humanos, as empresas são outro pilar fundamental para a preservação marinha. 

Isso porque as empresas, fábricas e indústrias são responsáveis por boa parte do lixo que chega aos oceanos e mares, sendo fatores determinantes para a diminuição da poluição marinha. 

Não à toa, empresas que adotam hábitos e métodos mais sustentáveis são primordiais para ajudar a conter o processo de destruição em que os oceanos e mares se encontram. 

Além disso, a responsabilidade socioambiental também é fundamental para que as empresas colaborem efetivamente com o meio ambiente. 

É sempre importante ressaltar que a responsabilidade socioambiental vai além dos hábitos e métodos sustentáveis rotineiros. Trata-se de uma série de medidas que vão além do trabalho diário e das obrigações legais e econômicas. 

Isto é, o foco é pura e simplesmente ajudar o meio ambiente, alocando parte dos seus investimentos em prol da natureza. Refere-se, portanto, aos problemas e processos sociais, levando em consideração sua relação com o meio ambiente.

Por exemplo, uma empresa que opta por materiais biodegradáveis não está necessariamente adotando mais responsabilidade socioambiental. 

Agora, por outro lado, uma empresa que se compromete a plantar uma determinada quantidade de árvores todos os anos está investindo em mais responsabilidade socioambiental. 

Tenha em mente, porém, que independentemente da finalidade e do tipo de ajuda, toda e qualquer medida por parte das empresas, que seja em benefício do meio ambiente e da vida marinha, com certeza é muito bem-vinda. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin