O que é sustentabilidade? Entenda o conceito

Entenda o que é sustentabilidade e qual sua importância; saiba como desenvolver um estilo de vida sustentável

Atualmente, a sustentabilidade está presente em diversas áreas, como no âmbito social, na política e na economia, por exemplo. Apesar de se tratar de algo extremamente importante, muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é sustentabilidade, para que serve e como aplicá-la no dia a dia.

Tendo isso em mente, ao longo deste artigo abordaremos de forma sucinta e prática o conceito de sustentabilidade, bem como listaremos algumas medidas sustentáveis que você pode adotar em sua rotina. 

Afinal, o que é sustentabilidade? 

Sustentabilidade pode ser definida como a busca pelo equilíbrio entre recursos naturais e a sua exploração por parte da sociedade

Em outras palavras, a sustentabilidade tem como objetivo equilibrar a preservação do meio ambiente e seus recursos com o que ela pode oferecer. 

A sustentabilidade é extremamente importante pois garante hábitos menos invasivos e danosos ao meio ambiente, de modo a assegurar um desenvolvimento, portanto, sustentável.

A ideia do conceito de desenvolvimento sustentável está atrelada a atender às necessidades da nossa geração sem comprometer gerações futuras

Isto é, o intuito é criar, hoje, medidas que possam suprir as necessidades das próximas gerações.

Por que a sustentabilidade é importante?

A sustentabilidade tornou-se essencial devido às medidas, hábitos e métodos que que adotamos em nossas sociedades. 

O consumo de plástico em quantidades enormes, a falta de reciclagem, a exploração de recursos naturais, a produção de lixo em excesso e caças ilegais são apenas alguns exemplos de hábitos que possuímos que não tem qualquer responsabilidade sustentável. 

Por conta do impacto que causamos no meio ambiente ao longo de séculos- e que ainda causaremos-, desenvolver um estilo de vida mais sustentável tornou-se essencial para garantir o bem-estar do meio ambiente e, consequentemente, do planeta. 

Como posso desenvolver um estilo de vida mais sustentável? 

Existem medidas fáceis que acabam tornando nossas rotinas mais sustentáveis. Por mais simples que pareçam, realizá-las garante impactos menores no meio ambiente. 

Confira agora algumas medidas e exemplos que você pode adotar para hábitos mais sustentáveis:

  • Evitar jogar lixo na rua;
  • Reciclar sempre que possível;
  • Diminuir o consumo de descartáveis;
  • Gastar menos água;
  • Não desperdice papel;
  • Quando possível, utilize menos veículos;
  • Opte por produtos reutilizáveis; 
  • Dê preferência a produtos com baterias e pilhas recarregáveis;
  • Prefira embalagens ecológicas;
  • Evite desperdiçar alimentos. 

Através dessas pequenas mudanças nos hábitos você já irá ajudar o meio ambiente e desenvolverá um estilo de vida sustentável. 

Saber o que é sustentabilidade agora é mais simples

Percebe que, com consciência sustentável e pequenas mudanças em nosso estilo de vida, é possível contribuir efetivamente para evitar o colapso do meio ambiente? 

Portanto, agora que sabe o que é sustentabilidade e seu conceito, bem como já conhece alguns hábitos sustentáveis, você está pronto para ajudar nosso planeta e garantir o futuro das próximas gerações. 

Gostou deste artigo? Então, acompanhe o blog da Mafia do Mergulho para mais novidades. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin