O que você poderia fazer para contribuir com a conservação dos oceanos

Saiba de que maneira você pode contribuir com a conservação dos oceanos

A preservação do meio ambiente é uma pauta extremamente importante, uma vez que sem ele o planeta não existiria, não é mesmo? Entre os ecossistemas mais importantes e que mais requerem atenção, sem dúvida os oceanos estão no topo da lista. 

Ao passo que os oceanos são vitais para o planeta e ricos em biodiversidade, também são explorados e poluídos sistematicamente. O que leva ao tema do artigo: afinal, o que você poderia fazer para contribuir com a conservação dos oceanos?

Essa é uma pergunta importante, já que muitas pessoas deixam de adotar hábitos mais sustentáveis por acharem que não faz diferença. 

Para entender melhor a importância da mudança em nossos hábitos, a preservação do meio ambiente pode ser comparada à uma eleição. 

Por exemplo, um voto apenas não faz muita diferença, certo? Contudo, quando somamos o voto de todos, torna-se um número expressivo. 

O mesmo vale, então, para a conservação dos oceanos. Faça a sua parte e, no final, ao lado de outras milhares de pessoas, sua atitude fará a diferença para contribuir para a conservação dos oceanos. 

Conheça agora, então, alguns hábitos e métodos que de alguma forma contribuem para a conservação dos oceanos.

Diminua o consumo de plásticos e aposte nos reutilizáveis

Os plásticos, sobretudo os descartáveis, são grandes vilões do oceano. Para termos  ideia do estrago que ele é capaz de fazer, estima-se que anualmente são despejados nas águas oceânicas de 8 a 15 toneladas de plástico. 

O que você poderia fazer para contribuir com a conservação dos oceanos

E claro, esse plástico todo acaba prejudicando a vida marinha, causando mutilações e, infelizmente, mortes de milhares de animais. 

Por esses motivos, a forma de contribuir para a preservação do meio ambiente é evitar o consumo de descartáveis de plástico, à medida que opta por produtos reutilizáveis. 

Dessa maneira, sem dúvida é possível diminuir a quantidade de plástico que chega ate às águas dos oceanos. 

Sempre que possível recicle

A reciclagem é uma das melhores maneiras de evitar que inúmeros tpos de resíduos, como o plástico, cheguem aos oceanos. 

Portanto, caso tenha a opção de descartar lixo através da coleta seletiva, não deixe de fazê-lo. Esse é um método sustentável para preservar não somente os oceanos, como diversos outros ecossistemas.

Não jogue a areia do gato pela descarga

A areia que o gato faz suas necessidades, na maioria das vezes, possui inúmeras substâncias que, ao entrarem em contato com a água, podem ser extremamente nocivas. 

Saiba, então, que, sim, a água da descarga, quando não é tratada, pode eventualmente chegar aos oceanos. 

Por isso, evitar esse hábito já é uma forma de contribuir com a preservação dos oceanos. 

Ajude organizações que lutam em prol dos oceanos

Outra forma de colaborar com a manutenção dos oceanos é ajudando, seja de maneira direta ou indireta, organizações que lutam pela sua preservação.

As ONG’s fazem um papel importantíssimo, conscientizando e mudando efetivamente hábitos nocivos ao meio ambiente, sobretudo no que se refere às empresas, cobrando mais responsabilidade socioambiental e métodos sustentáveis. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin