Oceanos e rios mais poluídos do mundo: saiba quais são

Saiba quais são os oceanos e rios mais poluídos do mundo; conheça os seus principais poluentes

Atualmente, um dos problemas ambientais mais graves está ligado à poluição da água, seja de oceanos, mares ou rios. Os impactos causados pela destruição desses ecossistemas são enormes e afetam, claro, a fauna e flora local, bem como a vida de nós, seres humanos. 

Tendo isso em mente, listaremos ao longo deste artigo os rios e oceanos mais poluídos do mundo, de maneira a entender quais riquezas hídricas sofrem mais com nossos hábitos insustentáveis. 

Contudo, antes de mais nada, é importante entendermos a origem dessa poluição, bem como os principais fatores poluentes. 

O que mais polui os principais rios e oceanos do planeta?

Hoje em dia diferentes tipos de resíduos são responsáveis pela poluição e destruição dos oceanos, rios e mares. Entretanto, alguns causam impactos maiores que outros. 

Entre os principais poluentes, o plástico é tido como um dos principais culpados pela poluição aquática no mundo, uma vez que é capaz de destruir a vida aquática e sua biodiversidade por um longo período – afinal, trata-se de um material que demora mais de 400 anos para se decompor naturalmente. 

Oceanos e rios mais poluídos do mundo: saiba quais são

Para termos ideia de como o plástico é um poluente que precisa ser combatido, é importante saber 90% do plástico dos oceanos vem de 10 rios. 

Isto é, o plástico, que é responsável por dizimar sistematicamente a vida marinha, tem como principal origem os rios.

Então, podemos afirmar que o plástico é um tipo de poluente presente tanto nos oceanos como nos rios, acabando com a biodiversidade aquática desde sua origem (rios) até seu destino final (oceanos). 

Contudo, o plástico não é apenas o único culpado. 

Tenha em mente que fertilizantes e agrotóxicos usados na agricultura estão entre os poluentes mais agressivos, assim como os esgotos não tratados, o derramamentos de petróleo (cuja origem está ligada à extração marinha, acidentes com dutos em regiões costeiras) as descargas de substâncias químicas e o dióxido de carbono, que inclusive acaba tornando as águas mais ácidas – aproveite e leia sobre acidificação dos oceanos clicando aqui

Afinal, quais são os oceanos e mares mais poluídos?

1. Mar Meditarrâneo

Entre os mares, o Mediterrâneo é uma unanimidade: trata-se do mar mais poluído do planeta. 

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), calcula-se que 650 bilhões de toneladas de esgoto in natura; 129.000 mil toneladas de óleo mineral; 60.000 mil toneladas de mercúrio; 3.800 toneladas de chumbo; e 36.000 toneladas de fosfatos são despejados todos os anos no mar Mediterrâneo.

Por estar cercado por vários países europeus e africanos, o mar Mediterrâneo é praticamente fechado, fazendo com que o acúmulo de resíduos seja maior, com longo tempo de recuperação estimado (100 anos). 

2. Oceano Índico

O oceano Índico está entre os ecossistemas aquáticos mais poluídos, isso porque possui a terceira maior coleção de lixo plástico nos oceanos de todo o planeta.

Inclusive, o Índico possui uma mancha de lixo formada por dois principais poluentes: restos de plástico e borra química, que abrangem 10 milhões de Km2.

3. Oceano pacífico

Ainda falando sobre as manchas de lixo, comumente conhecidas como ilhas de lixo, o oceano Pacífico abriga a maior delas, com tamanho estimado de 700.000 Km2, até 15.000.000 de Km2.

Esse tamanho exagerado se deve ao fato de que o local onde a ilha de lixo está localizada é responsável por “recolher” resíduos da América do Norte e Ásia. 

Assim como a maioria das manchas de lixo do planeta, entre os principais poluentes estão o plástico e suas variações, como o microplástico; e a borra química.

Rios mais poluídos do mundo

Rio Matanza-Riachuelo, Buenos Aires, Argentina

Agora, entre os rios mais poluídos, podemos destacar os seguintes:

  1. O Rio Citarum, na Indonésia;
  2. O Rio Yamuna, Índia;
  3. Rio Buriganga, Bangladesh;
  4. Rio Techa/Lago Karachay, Rússia;
  5. Rio Sarno, Itália;
  6. Rio Jordão, Palestina/Cisjordânia/ Israel;
  7. Rio King, Austrália;
  8. Rio Mississipi, EUA;
  9. Rio Tietê, São Paulo, Brasil;
  10. Rio Matanza-Riachuelo, Buenos Aires, Argentina.

Oceanos e rios mais poluídos: a importância da preservação! 

Tendo em mente quais são os rios, mares e oceanos mais poluídos do planeta, com certeza fica fácil perceber que estamos destruindo sistematicamente nossas riquezas hídricas, que a médio/longo prazo irão causar impactos devastadores. 

Por isso, torna-se primordial adotar hábitos mais sustentáveis imediatamente, de maneira a evitar o pior: a destruição completa dos nossos rios e oceanos. 

Para ler mais conteúdo como este, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho. Até a próxima!  

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin