Saiba quais são os oceanos e rios mais poluídos do mundo; conheça os seus principais poluentes
Atualmente, um dos problemas ambientais mais graves está ligado à poluição da água, seja de oceanos, mares ou rios. Os impactos causados pela destruição desses ecossistemas são enormes e afetam, claro, a fauna e flora local, bem como a vida de nós, seres humanos.
Tendo isso em mente, listaremos ao longo deste artigo os rios e oceanos mais poluídos do mundo, de maneira a entender quais riquezas hídricas sofrem mais com nossos hábitos insustentáveis.
Contudo, antes de mais nada, é importante entendermos a origem dessa poluição, bem como os principais fatores poluentes.
O que mais polui os principais rios e oceanos do planeta?
Hoje em dia diferentes tipos de resíduos são responsáveis pela poluição e destruição dos oceanos, rios e mares. Entretanto, alguns causam impactos maiores que outros.
Entre os principais poluentes, o plástico é tido como um dos principais culpados pela poluição aquática no mundo, uma vez que é capaz de destruir a vida aquática e sua biodiversidade por um longo período – afinal, trata-se de um material que demora mais de 400 anos para se decompor naturalmente.

Para termos ideia de como o plástico é um poluente que precisa ser combatido, é importante saber 90% do plástico dos oceanos vem de 10 rios.
Isto é, o plástico, que é responsável por dizimar sistematicamente a vida marinha, tem como principal origem os rios.
Então, podemos afirmar que o plástico é um tipo de poluente presente tanto nos oceanos como nos rios, acabando com a biodiversidade aquática desde sua origem (rios) até seu destino final (oceanos).
Contudo, o plástico não é apenas o único culpado.
Tenha em mente que fertilizantes e agrotóxicos usados na agricultura estão entre os poluentes mais agressivos, assim como os esgotos não tratados, o derramamentos de petróleo (cuja origem está ligada à extração marinha, acidentes com dutos em regiões costeiras) as descargas de substâncias químicas e o dióxido de carbono, que inclusive acaba tornando as águas mais ácidas – aproveite e leia sobre acidificação dos oceanos clicando aqui.
Afinal, quais são os oceanos e mares mais poluídos?
1. Mar Meditarrâneo
Entre os mares, o Mediterrâneo é uma unanimidade: trata-se do mar mais poluído do planeta.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), calcula-se que 650 bilhões de toneladas de esgoto in natura; 129.000 mil toneladas de óleo mineral; 60.000 mil toneladas de mercúrio; 3.800 toneladas de chumbo; e 36.000 toneladas de fosfatos são despejados todos os anos no mar Mediterrâneo.
Por estar cercado por vários países europeus e africanos, o mar Mediterrâneo é praticamente fechado, fazendo com que o acúmulo de resíduos seja maior, com longo tempo de recuperação estimado (100 anos).
2. Oceano Índico
O oceano Índico está entre os ecossistemas aquáticos mais poluídos, isso porque possui a terceira maior coleção de lixo plástico nos oceanos de todo o planeta.
Inclusive, o Índico possui uma mancha de lixo formada por dois principais poluentes: restos de plástico e borra química, que abrangem 10 milhões de Km2.
3. Oceano pacífico
Ainda falando sobre as manchas de lixo, comumente conhecidas como ilhas de lixo, o oceano Pacífico abriga a maior delas, com tamanho estimado de 700.000 Km2, até 15.000.000 de Km2.
Esse tamanho exagerado se deve ao fato de que o local onde a ilha de lixo está localizada é responsável por “recolher” resíduos da América do Norte e Ásia.
Assim como a maioria das manchas de lixo do planeta, entre os principais poluentes estão o plástico e suas variações, como o microplástico; e a borra química.
Rios mais poluídos do mundo

Agora, entre os rios mais poluídos, podemos destacar os seguintes:
- O Rio Citarum, na Indonésia;
- O Rio Yamuna, Índia;
- Rio Buriganga, Bangladesh;
- Rio Techa/Lago Karachay, Rússia;
- Rio Sarno, Itália;
- Rio Jordão, Palestina/Cisjordânia/ Israel;
- Rio King, Austrália;
- Rio Mississipi, EUA;
- Rio Tietê, São Paulo, Brasil;
- Rio Matanza-Riachuelo, Buenos Aires, Argentina.
Oceanos e rios mais poluídos: a importância da preservação!
Tendo em mente quais são os rios, mares e oceanos mais poluídos do planeta, com certeza fica fácil perceber que estamos destruindo sistematicamente nossas riquezas hídricas, que a médio/longo prazo irão causar impactos devastadores.
Por isso, torna-se primordial adotar hábitos mais sustentáveis imediatamente, de maneira a evitar o pior: a destruição completa dos nossos rios e oceanos.
Para ler mais conteúdo como este, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho. Até a próxima!