Oceanos estão perdendo a memória: entenda mais esse problema

Entenda o que é essa perda de memória nos oceanos e quais seus eventuais impactos

Uma coisa todo mundo sabe: o clima da Terra está sofrendo alterações, o que, claro, causa uma série de impactos nos oceanos, fazendo com que eles mudem. Como resultado, começam a aparecer anormalidades não apenas em relação à temperatura, mas também em sua estrutura, correntes marítimas e até mesmo sua cor.

À medida que tais mudanças se manifestam, o ecossistema do oceano, outrora estável, começa a se tornar imprevisível e errático. 

Prova disso é que os oceanos estão passando por um processo semelhante ao da perda de memória, conforme divulgado em artigo na Science Advances.

Entenda mais a perda de memória dos oceanos

A equipe estudou as temperaturas da superfície do mar na camada superficial rasa do oceano, chamada de camada mista do oceano superior (MLD). 

Apesar da baixa profundidade do MLD, que vai até cerca de 50 metros abaixo da superfície do oceano, essa camada superior de água exibe persistência ao longo do tempo em termos de inércia térmica, sobretudo em comparação com as variações observadas na atmosfera.

No futuro, no entanto, a modelagem sugere que esse efeito de “memória” da inércia térmica no oceano superior deve diminuir à nível global, com variações maiores na temperatura previstas nas próximas décadas. 

Para os pesquisadores, os efeitos serão mais anomalias aleatórias de temperatura nos oceanos.

Ainda não é possível concluir o que essas alterações significam para a vida marinha, uma vez que os impactos dessa perda de memória ainda não estão claros. 

Apesar disso, pesquisadores esperam que haja, sim, impactos nas populações de espécies marinhas. 

Gostou de conhecer mais sobre a “perda de memória” dos oceanos e como ela ocorre? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin