Saiba exatamente como e onde descartar lixo eletrônico; conheça os impactos desse tipo de resíduo na natureza

O lixo comum, aquele que jogamos diariamente fora, como papel, embalagens, sacolas e restos de comida, por exemplo, está presente em nossa rotina, não é mesmo? Contudo, poucas pessoas ainda sabem exatamente onde descartar lixo eletrônico.

O lixo eletrônico e seu descarte incorreto podem gerar impactos extremamente negativos no meio ambiente, comprometendo a fauna e flora local, bem como a própria saúde humana. 

Hoje, o descarte desse tipo de lixo é um grave problema ambiental, cuja solução está na conscientização e descarte correto. 

Para se ter uma idéia do problema, estima-se que somente em 2018 foram gerados 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico em todo o mundo. A curto/médio prazo, não há qualquer sinal de que haverá uma diminuição da geração deste tipo de resíduo. 

Definindo lixo eletrônico

Podemos dizer que o lixo eletrônico é todo resíduo produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos dos mais diversos tipos.

Presenciamos, a cada ano, a chegada de novas tecnologias e equipamentos modernos. À medida que novos aparelhos surgem, outros tantos acabam se tornando obsoletos e com pouca utilidade. 

A TV, por exemplo, é um dos lixos eletrônicos com maior índice de descarte irregular. Por conta da sua obsolescência e tamanho elevado, muitas pessoas não fazem questão de levar esses equipamentos a um local adequado. Isso faz com que inúmeros aparelhos sejam descartados em lugares que não deveriam por pura conveniência, como terrenos baldios, praças, rios e até mesmo oceanos. 

Se com um lixo eletrônico do tamanho de uma TV já existe descarte irregular, fica fácil imaginar que fim leva os itens menores e quais impactos eles são capazes de gerar.

Tipos de lixo eletrônico mais comuns

  • Monitores;
  • Televisores de qualquer tipo;
  • DVD’s player e aparelhos Blue Ray;
  • Telefones celulares;
  • Baterias e pilhas;
  • Computadores em geral;
  • Câmeras Fotográficas.

Afinal, onde devo descartar o lixo eletrônico?

Com o objetivo de evitar a contaminação e poluição do meio ambiente, o descarte de lixo eletrônico deve ser feito em locais adequados, tais como empresas que atuam na área de reciclagem.

Caso queira descartar celulares e baterias, empresas de telefonia celular recolhem itens que não têm mais uso.

Uma excelente outra opção para descartar o lixo eletrônico é optar pela doação sempre que possível. Isto é, além de evitar contaminar o meio ambiente, ajuda pessoas que precisam. 

Por fim, existe ainda a possibilidade de descartar o lixo em locais definidos pelas prefeituras de cada cidade. 

Em São Paulo, por exemplo, o site “Recicla Sampa” orienta os cidadãos onde é possível descartar o lixo eletrônico de acordo com cada região disponível para coleta. 

Onde descartar lixo eletrônico
O descarte irregular de lixo eletrônico causa grandes danos ao meio ambiente

Impactos do descarte irregular de lixo eletrônico

O descarte irregular do lixo eletrônico causa grandes danos ao meio ambiente, gerando consequências muitas vezes irreparáveis. 

Para se ter uma ideia, inúmeros equipamentos eletrônicos contam em sua estrutura com substâncias químicas com grande potencial para causar danos ao meio ambiente, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, entre outros. 

Essas substâncias, quando liberadas no ecossistema, podem contaminar o solo e a água (rios, mares, oceanos, lagos, lençóis freáticos, poços, etc)..

Além dos impactos na natureza, o descarte irregular de lixo eletrônico é responsável também por provocar doenças graves em pessoas que buscam por restos em lixões ou até mesmo na rua.

E não para por aí, uma vez que a maioria dos equipamentos eletrônicos são compostos por plástico, metais e vidro. Como já abordamos em outros artigos, esses materiais demoram décadas e até séculos se decompor. Tempo mais que suficiente para causar danos graves à natureza. 

Saiba onde descartar lixo eletrônico e cuide da natureza!

Agora que você sabe exatamente onde descartar lixo eletrônico, fica mais fácil compreender a importância de descartá-lo no local adequado. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Mafia do Mergulho

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin