Saiba mais sobre os impactos dos plásticos nos oceanos

Que os plásticos são os grandes vilões dos oceanos, isso todos já escutaram. Contudo, fala-se pouco ainda sobre as consequências desse tipo de material quando chega às águas marinhas. 

É sempre importante ressaltar as consequências dos plásticos nos oceanos, pois essa é uma forma de conscientizar as pessoas acerca dos problemas causados pelo consumo e descarte desse material, de maneira a, no futuro, diminuímos consideravelmente sua utilização. 

Confira então alguns dos impactos causados pelos plásticos quando alcançam os oceanos. 

Liberação de microplástico

O microplástico consiste em pequenas partículas que se soltam desse material à medida que ele vai se decompondo nas águas dos oceanos. 

Devido à grande quantidade de plástico presente nos oceanos, naturalmente há também uma enorme quantidade de microplástico sendo liberada nas águas marinhas, cujos impactos podem ser bastante preocupantes. 

Pode-se destacar o fato do microplástico ser consumido por seres vivos pequenos, que ao serem comidos por peixes e animais maiores, acabam expandindo o alcance do microplástico na cadeia alimentar. 

Entre os problemas mais comuns, inclusive, estão a intoxicação e problemas no sistema endócrino dos seres vivos que consomem microplástico, direta ou indiretamente. 

Como resultado, praticamente todos os seres vivos dos oceanos, e também nós humanos, ingerem microplástico periodicamente. 

Morte e mutilação da vida marinha

O plástico nos oceanos é também responsável pela morte e mutilação de inúmeras espécies de animais. Isso acontece porque milhões de seres vivos comem por engano ou ficam presos no plástico. 

Plásticos nos oceanos: consequências

Ao ser ingerido, o plástico pode engasgar e intoxicar os animais, causando sua morte. Os seres vivos que ficam presos nesse material ou acabam sendo mutilados ou ficam impedidos de sobreviver devido ao fato de não poderem executar alguma ação, culminando em sua eventual morte. 

Exemplo não faltam, como de pássaros que prendem seus bicos em embalagens de cervejas, conhecidas como six pack, e peixes, pinguins e outros animais que morrem pela quantidade de plástico em seus estômagos. 

Formação de ilhas de lixo

O plástico nos oceanos é responsável pela criação das famosas ilhas de lixo. Essas ilhas são compostas majoritariamente de plástico dos mais diversos tipos, desde descartáveis até acessórios de pesca. 

Essas ilhas afetam o ecossistema local, à medida que os animais da região ficam incapacitados de viver no local, fazendo com que mudem de habitat. 

Além disso, o lixo impede a passagem de luz, podendo afetar a flora marinha local e, consequentemente, os animais que dependem dela. 

Portanto, as ilhas de lixo são verdadeiros inimigos dos oceanos. 

Agora que conhece três das principais consequências do plástico nos oceanos, fica mais fácil entender porque é vital diminuir o consumo deste material no dia a dia. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin