Poluição dos oceanos: o que você realmente sabe sobre isso?

Descubra mais sobre a poluição dos oceanos e entenda qual o verdadeiro vilão dos oceanos

O oceano é um dos – senão o maior –  ecossistemas mais poluídos do planeta, sobretudo pela quantidade assustadora de lixo que é despejado nele ao longo dos anos. Contudo, o que você realmente sabe sobre isso? 

A poluição dos oceanos é sempre uma pauta relevante, e toda e qualquer informação referente a esse problema pode ser decisiva para tornar esse ecossistema um lugar melhor.

Atualmente, temos a ideia de que o grande vilão dos oceanos são os plásticos, o que é verdade, mas em partes. Isso porque existem outros problemas alarmantes nos oceanos, não ficando somente restrito ao excesso de plástico nas águas marinhas. 

Por isso, ao longo deste artigo, falaremos mais sobre a poluição dos oceanos e seus outros “vilões”, de maneira a alertar sobre os demais problemas, expandindo seu conhecimento acerca dos problemas do maior ecossistema do planeta. 

Equipamentos de pesca

Os equipamentos de pesca são um dos maiores poluentes dos oceanos, não apenas pela quantidade em que são encontrados, mas, principalmente, pelo seu potencial destrutivo avassalador para a biodiversidade marinha. 

De acordo com o Greenpeace, a maior parte do lixo dos oceanos constituem equipamentos de pesca, tais como redes, linhas e armadilhas.

O que torna as redes de pesca extremamente nocivas está no seu potencial portal a curto, médio e longo prazo. 

Poluição dos oceanos: o que você realmente sabe sobre isso?

Isso porque os equipamentos de pesca causam um efeito conhecido como “pesca fantasma”, que consiste na morte da biodiversidade marinha mesmo após seu descarte. 

Por exemplo, uma rede de pesca, além de ser responsável pela morte de inúmeros seres vivos durante seu uso nas embarcações, ao ser descartada, continua matando. Esse fenômeno acontece quando animais ficam presos em meio às redes, causando mutilações e limitando a movimentação dos animais e, por fim, acabam matando, seja por asfixia ou por não poderem se alimentar/nadar adequadamente. 

Agora, pense nesses efeitos devastadores em larga escala, uma vez que, como mencionamos, os equipamentos de pesca estão entre os maiores poluentes dos oceanos. 

Estima-se que, todos os anos, mais de 640.000 toneladas de redes, linhas, vasos e armadilhas usadas na pesca comercial são despejadas  no mar. 

Essa quantidade de lixo é equivalente ao mesmo peso que 55.000 ônibus de dois andares. Justamente por conta da quantidade de lixo oriunda da pesca comercial é que, para muitos, o verdadeiro vilão dos oceanos são os equipamentos.

Poluição dos oceanos: quanto mais sabermos, melhor

Sabendo como as redes de pesca são devastadoras para o meio ambiente, sem dúvida fica claro que a poluição dos oceanos vai muito além dos conhecidos e também perigosos resíduos plásticos. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin