Poluição oculta: os riscos do plástico descartado em oceanos

Saiba mais sobre os perigos que o plástico e outros resíduos causam ao chegar nos mares e rios

A poluição dos oceanos é um tema sempre debatido, especialmente em reuniões e eventos cujo foco é a preservação das águas marinhas. Entre as pautas mais relevantes está a poluição oculta, a que não vemos e muitas vezes esquecemos. 

Saiba que a poluição oculta está ligada, principalmente, ao plástico. Sim, esse tipo de resíduo é um dos grandes vilões do maior ecossistema marinho, especialmente porque boa parte está escondida, longe do nosso alcance.

Entenda mais sobre a poluição oculta nos oceanos

O lixo oculto dos oceanos é composto, em sua maioria, por plástico. Isso porque estamos falando de um material que chega em quantidades assustadoras aos oceanos e, mesmo assim, boa parte desse resíduo está escondido. 

Poluição oculta: os riscos do plástico descartado em oceanos e rios

Tenha em mente, primeiramente, que o plástico nem sempre boia como as pessoas imaginam. Então, quando lembramos daquelas grandes ilhas de lixo feitas praticamente de resíduos plásticos, saiba que existem muitos outros detritos que estão no fundo do mar, ocultos. 

Além disso, saiba que o plástico, quando entra em decomposição, libera microplásticos, sendo esse um dos maiores poluentes das águas marinhas. 

Os microplástico são praticamente invisíveis a olho nu, especialmente porque possuem, no máximo, 5mm. Logo, encontramos milhões e milhões de microplásticos à deriva no mar, escondido dos olhos humanos. 

Tanto o plástico que afunda e fica no fundo dos oceanos quanto os microplásticos são dois dos principais tipos de poluição oculta que afetam os oceanos e causam inúmeros estragos. 

Impactos da poluição oculta nos oceanos oriunda do plástico

O plástico gera uma série de problemas ao ecossistema marinho. Tanto o que está assentado no fundo do mar quanto o microplástico afetam diretamente diversas espécies. 

Por exemplo, os resíduos no fundo dos oceanos estragam habitats de inúmeras espécies, gerando um desequilíbrio ambiental severo. Além disso, parte desse lixo pode mutilar, prender e, claro, matar os animais. 

Já os microplástico podem ser ingeridos pelos animais marinhos, especialmente os menores, podendo intoxicá-los e/ou matá-los. Infelizmente, por conta da cadeia alimentar, o microplástico tem potencial para atingir muitas outras espécies, conforme os animais se alimentam de outros animais contaminados. 

Em suma, a poluição oculta oriunda do plástico, apesar de não estar diante dos nossos olhos, existe e causa uma série de problemas ao ecossistemas dos oceanos. Cabe a nós, portanto, evitar estragos ainda maiores, incentivando e investindo em pautas ligadas à conservação das águas marinhas. 

Gostou do artigo sobre poluição oculta? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin