Por que a água do mar é salgada?

Confira os motivos da água do mar ser salgada

Ir à praia é um hábito muito comum na rotina dos brasileiros. Quem nunca aproveitou um “feriadão” e partiu rumo ao litoral, não é mesmo? Ao aproveitar os momentos na água do oceano, com certeza muitos já se perguntaram “por que a água do mar é salgada?”. 

Esse é um questionamento bastante comum, já que de fato a origem do sal na água é pouco difundida em nosso dia a dia. 

Saiba, portanto, que há uma explicação por trás do sal na água, e a resposta para a pergunta deste artigo você confere agora! 

Origem do sal na água

Ao contrário do que muita gente pensa, o sal não aparece simplesmente na água do mar. Na verdade, ele já se encontra nas águas, mais precisamente nas rochas. 

Por que a água do mar é salgada?

Tenha em mente que, quando a água do mar desgasta as rochas litorâneas, elas vão se fragmentando e se dividindo em pequenas partículas, incluindo os sais minerais que se encontram nelas.Com isso, o sal é liberado nas águas marinhas. 

Contudo, saiba que esse processo não é o único responsável pela salinidade do mar. É essencial saber que os maiores responsáveis pela salinidade da água do mar são os rios. 

Sim, os rios, que possuem água doce, são os responsáveis pelo sal na água dos oceanos. 

“E como isso acontece?”

Isso você confere agora! 

Entenda mais sobre o sal na água dos oceanos

Via de regra, os rios não possuem água salgada. Entretanto, são os principais responsáveis por influenciar nos níveis de salinidade da água marinha. 

Isso porque os rios são os que mais desgastam as rochas e retiram delas os seus sais minerais. Pelo fato de os rios desaguarem nos oceanos, os sais são depositados nas água marinhas. 

À medida que o calor incide sobre as águas expostas dos oceanos, todos os sais minerais, tanto das rochas dos oceanos como as oriundas dos rios, vão lentamente evaporando. 

Como o sal não evapora, ele permanece nas águas marinhas, o que, portanto, explica o porquê a água do mar é salgada. 

Alguns estudos científicos calculam que, anualmente, mais de dois milhões de toneladas de sal dos mais diversos tipos são depositados no mar pelos rios. 

Inclusive, o sal de cozinha, conhecido também como cloreto de sódio, é o que se encontra em maior quantidade, havendo, claro, alguns outros tipos, como o carbonato de cálcio e o cloreto de magnésio.

Por fim, saiba que ter sal na água não é uma característica exclusiva dos mares e oceanos. 

Saiba que os lagos também podem ser salgados. Aliás, a água mais salgada do planeta se encontra justamente em um lago.

O Mar Morto, apesar do nome, é o maior lago de água salgada, sendo abastecido pelo Rio Jordão. 

Gostou de saber por que a água do mar é salgada? Então, siga acompanhando o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Nível dos mares dos EUA subirá pelo menos 30 cm até 2050, aponta relatório

.

.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin