Entenda por que é importante preservar a vida marinha e sua biodiversidade

Toda e qualquer biodiversidade é importante e cumpre uma função dentro dos mais diversos tipos de ecossistemas. Neste artigo, falaremos mais especificamente sobre a importância de preservar a vida marinha, de maneira a conscientizar sobre esse rico e diverso bioma. 

Antes de mais nada, é importante realçar que os oceanos e sua vida marinha cumprem um papel vital para manter um planeta saudável e rico em biodiversidade, já que se trata de um ecossistema que cobre três quartos da superfície da Terra.

Portanto, qualquer tipo de dano causado a esse ecossistema iria reverberar diretamente no resto do planeta, na vida em terra firme, principalmente. 

Entenda mais sobre a importância de preservar a vida marinha

Como todo ecossistema, cada ser vivo cumpre um papel e uma função. Nos oceanos, claro, não poderia ser diferente. 

Os pequenos peixes, os tubarões, os golfinhos, as algas, os corais, as baleias, os crustáceos, as tartarugas e toda a vida marítima cumprem seu papel para manter os oceanos saudáveis. Qualquer tipo de dano causado a uma dessas formas de vida ocasionaria uma reação em cadeia

Por que é importante preservar a vida marinha?

Se acabarmos com os corais, por exemplo, acabaríamos consequentemente com as formas de vida que dependem deles para se alimentarem. Além disso, acabando com a vida nos corais, os predadores não teriam como se alimentar,uma vez que suas presas não mais estariam lá, pela falta de alimento, gerando, assim, um ciclo cheio de problemas. 

Um oceano estéril, sem vida, naturalmente acaba afetando a vida longe dele. Logo, preservar os oceanos e preservar a vida marítima significa também preservar outros biomas e ecossistemas no planeta todo. 

Isto é, a preservação da vida marítima é a melhor maneira de salvar os oceanos e, consequentemente, salvar o planeta. 

Impactos da destruição da vida marinha

Os oceanos, à medida que são gigantescos e rico em biodiversidade, são também delicados. Qualquer alteração nos oceanos pode gerar impactos devastadores na vida em terra. 

Os oceanos (e sua vida marinha) fornecem aos seres vivos mais da metade do oxigênio que respiramos, exercendo, assim, um papel de extrema importância no ciclo da água e no sistema climático.

Agora, imagine que todos os oceanos do planeta fiquem comprometidos, tornando-se estéreis, sem vida. 

Isso resultaria na perda de qualidade do ar, bem como ocasionaria mudanças climáticas severas, aumento do nível do mar, derretimento de geleiras, invasão da água em cidades litorâneas, ausência de alimento (peixes, crustáceos) e muito mais. 

Esses impactos foram calculados após diversos estudos de plantas marinhas, recursos animais e funções do ecossistema. 

Portanto, o risco é real e iminente. Basta nos conscientizarmos para evitar que os oceanos e sua vida marinha sejam destruídos. 

Leia mais sobre a preservação da vida marinha

Confira alguns dos nossos artigos para aprofundar-se mais sobre a importância da vida marinha e dos oceanos. 

Agora que sabe mais sobre os impactos que causamos e podemos gerar nos oceanos, fica mais fácil compreender porque é importante preservar a vida marinha. 

Gostou do artigo? Então, sinta-se à vontade para acompanhar o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin