Entenda por que é importante preservar os oceanos; entenda os impactos causados pela sua destruição

O oceano é considerado um ecossistema determinante para a preservar a vida no planeta Terra. O fato de ocupar 70% do planeta está entre os principais fatores que explicam a importância da sua preservação. Isto é, se não cuidarmos dessa porcentagem, os outros 30% estão comprometidos, consequentemente. 

Logo, torna-se vital e importante preservar os oceanos, de modo a cuidar também da vida fora dos mares. 

Afinal, por que é preciso preservar os oceanos e sua biodiversidade?

A preservação de qualquer ecossistema e sua biodiversidade por si só é algo extremamente importante do ponto de vista ambiental. Afinal, a manutenção dos mais diversos habitats e espécies de animais é uma pauta extremamente válida e que requer toda nossa atenção, sobretudo enquanto sociedade. 

Contudo, a preservação dos oceanos ganham proporções maiores quando entendemos os impactos causados pela sua sistemática destruição. 

Por que é importante preservar os oceanos?

Para termos ideia, os oceanos são responsáveis pela regularização de todo o clima no mundo e da sua umidade. Por consequência, qualquer alteração mais drástica nos mares afeta diretamente essas funções, comprometendo, assim, a vida em toda Terra. 

Por exemplo, a alteração climática é, hoje, responsável também pelo derretimento de geleiras, que impactam diretamente a vida marinha de animais que dependem dela para sobreviver, como aves e ursos polares. 

Além disso, os oceanos precisam ser preservados porque são capazes de absorver 90% de todo o CO2 presente na atmosfera, de acordo com dados divulgados pelo Greenpeace. 

Logo, destruir os oceanos significaria acabar com os verdadeiros pulmões do planeta.

Existem ainda outros fatores que explicam por que é importante preservar os oceanos, como a manutenção do ecossistema com maior biodiversidade do mundo. 

Os oceanos e a economia mundial

Além dos fatores ambientais, os oceanos precisam ser preservados por conta da sua importância financeira e social. 

Inúmeras pessoas e empresas dependem, no aspecto financeiro, dos bens naturais oriundos dos oceanos. 

Então, naturalmente os oceanos acabam se tornando também uma fonte de receita importante na sociedade, viabilizando a geração de renda para uma quantidade enorme de pessoas. 

Como ajudar na preservação dos oceanos?

Para ajudar na preservação dos oceanos, é fundamental que cada um faça sua parte. Para que isso seja possível, é muito importante evitar o descarte irregular de lixo nas águas dos oceanos, sobretudo resíduos plásticos e químicos, cujos impactos  na vida marinha são grandes.

Ao passo que os oceanos são gigantescos, a quantidade de lixo nele despejado é igualmente enorme. Por isso, diminuir o uso de descartáveis, não descartar lixo em lugares indevidos (ruas, avenidas, praias, rios, lagos), consumir produtos marinhos de empresas com hábitos sustentáveis e ajudar – financeiramente ou com divulgação – ONG’s que preservam os oceanos são algumas dicas para começar a contribuir para a preservação dos oceanos. 

Agora você já sabe por que é importante preservar os oceanos

Tendo em vista tudo o que foi dito ao longo deste artigo, sem dúvida torna-se mais fácil compreender por que é importante preservar os oceanos e sua biodiversidade. 

Preservar os oceanos representa salvar o planeta, aumentando sua longevidade. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe nosso blog para mais novidades. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin