Saiba de que forma a preservação dos oceanos é importante para a saúde do planeta

Os oceanos estão entre os ecossistemas mais ricos, diversos e importantes para o planeta. Apesar de chamar-se Terra, conhecidamente vivemos em um mundo onde a maior parte é composta de água. 

Cobrindo 71% da superfície do nosso planeta, estima-se que os oceanos possuem 360 milhões de quilômetros quadrados e comportam 1,3 bilhão de quilômetros cúbicos de água

Ainda sim, para entendermos melhor o tamanho e magnitude desse gigantesco ecossistema, podemos dizer que os oceanos têm tamanho equivalente a uma área correspondente a 36 Estados Unidos, por exemplo. 

Dada às suas dimensões, fica mais fácil compreendermos porque é tão importante a conscientização acerca da preservação dos oceanos. 

Por que a preservação dos oceanos é importante

Muitas pessoas têm a ideia errada de que os oceanos não são tão importantes assim, uma vez que não consumimos sua água salgada. Além disso, inúmeros indivíduos afirmam ainda que se trata de algo muito grande para ser destruído. 

Preservação dos oceanos: entenda sua importância

Saiba, porém, que a vida marinha e todo o ecossistema agregado a ela são fundamentais para manter o planeta saudável. 

Os oceanos são responsáveis pela maior parte do oxigênio na atmosfera do planeta. Além disso, eles regulam o clima, garantem a alimentação de milhões de pessoas e animais, bem como garantem o sustento de boa parte da população da zona costeira. 

Logo, se acabarmos com a vida desse gigantesco ecossistema, sem dúvida o planeta acabaria também

Por esses motivos, os oceanos têm grande importância ecológica, econômica e sociocultural, sendo considerado o mais rico ecossistema do planeta. 

Oceanos: a cada dia mais explorados

Os oceanos são um ponto crítico para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos no nosso planeta. 

Entretanto, as ações humanas e a forma como vivemos constantemente causam danos irreparáveis à vida marinha.

Nós enquanto humanos despejamos toneladas e mais toneladas de lixo todos os anos nas águas dos oceanos, acabando com a biodiversidade e matando constantemente inúmeras espécies de animais. 

Os reflexos desse sistemático dano aos oceanos aparecem cada vez mais, como, por exemplo, através da acidificação da água do mar. 

Esse processo é provocado pelo excesso de dióxido de carbono na atmosfera (e sua consequente absorção pelas águas), que acaba culminando com a morte de corais.

À medida que os corais perdem a vida, naturalmente outros seres vivos que dependem deles são afetados, criando um ciclo problemático e perigoso à vida marinha. 

A acidificação da água do mar é apenas um dos reflexos da atual situação dos oceanos. A tendência é que com o tempo apareçam ainda mais problemas, como mudanças climáticas agudas e elevação do nível dos mares, de maneira a gerar impactos enormes à vida marinha e à vida terrestre. 

Preservação dos oceanos: a chave para um planeta mais saudável

Por fim, a preservação dos oceanos está entre as maneiras mais eficientes de cuidar da vida no planeta, já que a destruição desse ecossistema ocasionaria uma série de problemas, ameaçando, inclusive, a vida humana. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin