Descubra quais são os principais fatores que contribuem para poluição dos oceanos

Os oceanos e mares em todo o planeta sofrem pela poluição, principalmente por conta de hábitos que não se preocupam com o meio ambiente e toda sua biodiversidade. Logo, não demora muito para entendermos que a causa desse problema está relacionada aos seres humanos. 

Nós somos os responsáveis por basicamente todos os problemas ambientais, inclusive a poluição sistemática dos oceanos e mares. 

Ao longo deste artigo, portanto, abordaremos as principais causas que colaboram com a destruição do nosso maior ecossistema, com o intuito de criarmos hábitos menos nocivos aos oceanos. 

Afinal, quais são as principais causas da poluição dos oceanos?

Os oceanos e mares vêm sendo poluídos por vários fatores. Todos eles colaboram com o surgimento dos mais diversos impactos ambientais nos oceanos, como a extinção de várias espécies de animais e plantas e muitos outros problemas.

Confira agora alguns dos motivos que explicam a poluição sistemática dos mares e oceanos.    

Lixos materiais

O lixo material (plástico, ferro, vidro, papel) sem dúvida está entre as principais causas da poluição dos oceanos. 

Quais são as principais causas da poluição dos oceanos e mares?

Esse tipo de resíduo é descartado em quantidades assustadoras na água dos oceanos, colaborando efetivamente com os mais diversos problemas ambientais. 

Para termos ideia, estima-se que oito milhões de toneladas de plástico são despejados nas águas marítimas, sendo considerado, assim, o material mais visto nos oceanos – pesquisadores apontam que até 2050 teremos mais plástico que peixes nos mares. 

Como resultados, podemos observar a morte e mutilação de animais que ingerem e/ou ficam presos a esse tipo de material. 

Além de tudo isso, o plástico pode soltar substâncias químicas na água, colaborando com a diminuição da qualidade da água. 

Como agravante, esse material ainda demora cerca de 450 anos para ser decomposto na natureza, fazendo com que sua presença na água seja longeva, de modo a aumentar seus impactos na natureza.

Acidentes em oleodutos ou plataformas de petróleo

Quando acontecem vazamentos em navios, oleodutos e plataformas  uma grande quantidade de petróleo, combustíveis e outros produtos químicos chegam às águas dos oceanos.

Esse fenômeno é conhecido como maré negra, que é capaz de causar danos irreparáveis, como afogar e incapacitar aves, peixes, mamíferos, tartarugas e muitos outros animais, além de contaminar as águas. 

Esgoto doméstico

Sim, o esgoto doméstico que não tem tratamento eventualmente culmina na contaminação dos oceanos. 

Isso porque a água dos esgotos não tratados acabam chegando aos oceanos de diferentes formas. Como resultado, a água do mar entra em contato com a água suja contaminada por diversas substâncias nocivas, como compostos de carboidratos, gorduras, proteínas, fosfatos e bactérias, cuja origem está ligada aos restos de alimentos, fezes humanas, detergentes, produtos de limpeza, etc.

Durante a decomposição desses resíduos, o oxigênio é consumido, fazendo com que haja um desequilíbrio em seu nível na água, de maneira a provocar diversos impactos ambientais, como a morte de peixes e outros organismos aquáticos.

Causas da poluição dos oceanos e mares: conhecendo-as, podemos evitar a destruição dos oceanos

Agora que conhece as principais causas para poluição dos oceanos, sem dúvida torna-se mais fácil mudarmos alguns hábitos para colaborar com a sua preservação. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe nosso blog para mais novidades! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin