Quais são os principais agentes poluentes dos oceanos

Descubra quais são os principais resíduos e agentes poluentes dos oceanos

Ao passo que os oceanos são ecossistemas lindos, importantes para o meio ambiente e com enorme biodiversidade, também são destruídos sistematicamente por hábitos insustentáveis. 

Um dos grandes responsáveis pela destruição dos oceanos são os agentes poluentes que despejamos na água, cuja capacidade destrutiva é a grande responsável pela maneira como o maior ecossistema do mundo está sendo destruído paulatinamente. 

Engana-se quem pensa que há somente um ou outro elemento poluente responsável pela destruição dos oceanos, uma vez que se despeja uma série de resíduos nos mares, os quais abordaremos a seguir. 

Conheça os agentes poluentes e resíduos que mais acabam com os oceanos

Existem diferentes tipos de resíduos e agentes poluentes nos oceanos, que se tornam um verdadeiro pesadelo para toda a vida marinha. 

Confira, então, alguns dos tipos de lixos e poluentes que mais comuns. 

1. Plástico

O plástico é um dos resíduos mais vistos na água dos oceanos. Isso porque o consumo desse material cresce exponencialmente no mundo todo à medida que recicla-se pouco. 

Essa combinação reflete, infelizmente, nos oceanos, que são na maioria das vezes o destino final do plástico. 

Tenha em mente que esse material chega às águas do mar de diversas formas. Isto é, o plástico pode ser descartado irregularmente de forma direta ou indireta. Pode-se jogar o material diretamente nos oceanos ou indiretamente, nas ruas, rios, calçadas, estradas, etc. 

O plástico chega ao oceanos por conta de ventos, chuvas, alagamentos e outros fatores. 

Não à toa, esse tipo de material é tido como o maior poluente dos oceanos, sendo o resíduo mais visto nas águas oceânicas. Estima-se, inclusive, que até 2050 teremos mais plásticos que peixes nos oceanos.

2. Microplástico

O microplástico nos oceanos é um reflexo direto da quantidade exagerada de plástico no maior ecossistema do planeta. 

Saiba que o microplástico, na maioria das vezes, tem sua origem ligada à decomposição do plástico nas águas, conforme o material solta pequenas partículas de plástico à medida que é decomposto. 

Então, devido ao tamanho reduzido, os microplásticos são facilmente ingeridos por pequenos animais e, consequentemente, pelos animais maiores que se alimentam deles. 

Logo, temos um ciclo em que diversas espécies entram em contato com o microplástico, inclusive nós humanos, ao ingerirmos peixes, frutos do mar e outros animais. 

3. Esgoto doméstico

Quais são os principais agentes poluentes dos oceanos

Sim, uma parte do esgoto, exclusivamente o que não é tratado, entra em contato com as águas do oceanos. 

Esse processo faz com que a água dos oceanos recebem diariamente enormes quantidades de resíduos como biológicos, químicos e compostos químicos que possuem diversos microorganismos como bactérias, vírus, vermes e outros organismos prejudiciais à saúde.

No esgoto doméstico podemos encontrar diversos elementos que tornam esse tipo de poluente extremamente nocivo aos oceanos e sua vida marinha, como óleo de cozinha e azeite (forte causadores da eutrofização), cosméticos (shampoo, condicionador, cremes), entre outros. 

4.Lixo químico

A poluição química dos oceanos surge quando despeja-se fortes químicos nas águas. 

Na maioria das vezes, esse tipo de agente poluente é jogado por indústrias, propriedades agrícolas, petrolíferas, mineradoras e muito mais.

O lixo químico é um dos grandes vilões porque, além de ser capaz de alterar as características da água, também pode causar intoxicações, danos físicos e até mesmo a morte de animais marinhos, como peixes, aves, crustáceos, mamíferos, etc.

5. Restos de equipamentos de pesca

Os equipamentos de pesca descartados nos oceanos, de forma direta ou indireta, são resíduos muito comuns nos oceanos. 

Infelizmente os impactos desse tipo de lixo são devastadores, conforme animais morrem ou ficam mutilados por anzóis, redes, cordas e outros itens deixados no mar. 

Esse tipo de dano causado à vida marinha é conhecido como pesca fantasma. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin