Qual a importância dos oceanos para o planeta?

Entenda a importância dos oceanos para o planeta; saiba quais são os impactos da sua destruição

Os oceanos são ecossistemas ricos em biodiversidade, com extrema importância para o planeta, uma vez que cumprem uma função vital para a manutenção dos seres vivos em todo o mundo, não apenas da vida marinha, como também para a vida em terra. 

Por esse motivo, ao longo deste artigo falaremos mais sobre a importância dos oceanos para o planeta, de maneira a compreender de que forma esse ecossistema é vital para a Terra. 

Abordaremos também questões importantes relacionadas aos impactos a médio/longo prazo que a destruição os oceanos causam.

Por que os oceanos são importantes, afinal?

Os oceanos têm um papel central na manutenção da vida no planeta, isso porque possuem uma série de funções primordiais para que haja qualidade de vida na Terra. 

Saiba que os oceanos, por exemplo, são responsáveis pelo clima do mundo, regulando devidamente a temperatura, sobretudo porque cobrem 70% do planeta, bem como são essenciais na produção de grande parte do oxigênio (O²) existente – estima-se que 50% do oxigênio é gerado pelos oceanos. 

Qual a importância dos oceanos para o planeta?

Além disso, os oceanos são responsáveis pela absorção de parte do CO2 jogado na atmosfera, o que ameniza o conhecido efeito estufa, que possui efeitos devastadores, os quais abordaremos mais abaixo. 

Sempre essencial ressaltar ainda que os oceanos fornecem alimento e trabalho para milhões de pessoas em todo o mundo, sendo essencial para a sobrevivência de muitos e movimentando a economia. 

Por fim, os oceanos são o habitat natural de cerca de 80% das espécies de vida existentes no planeta terra, colaborando efetivamente para manter a biodiversidade mundial. 

Todos esses fatores acabam colocando os oceanos como ecossistema fundamentais para a vida no planeta, e sua destruição acarreta em impactos severos. 

Destruição dos oceanos: impactos

Os oceanos, como listamos acima, têm um papel de extrema importância. Logo, sua eventual destruição acarretaria em impactos severos. 

Inclusive, a forma como cuidamos dos nossos mares, despejando lixo e pescando de maneira insustentável sistematicamente, é um sinal claro que estamos em um processo avançado deterioração. 

Como resultado, já observamos mudanças climáticas mais severas, aumento do nível da água do mar (fruto do aquecimento global, quem vem derretendo as geleiras do planeta), acidificação da água marinha, diminuição e extinção de inúmeras espécies, destruição de habitats únicos, como os recifes de corais. 

Esse processo de destruição irá culminar, se nada for feito, com o fim da biodiversidade nos oceanos, o que geraria, eventualmente, a destruição completa do maior e mais diverso ecossistema do mundo. 

E mais importante: o fim dos oceanos representaria o fim da vida no planeta. Sem esse ecossistema a vida em terra ficaria extremamente comprometida, de forma a gerar uma crise jamais vista pela humanidade. 

Oceanos: preservá-lo significa salvar nossas próprias vidas

Agora que conhece a importância dos oceanos, bem como os impactos da sua destruição, com certeza torna-se mais fácil compreender como é essencial preservar o principal ecossistema do mundo. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin