Entenda a importância dos oceanos para os seres humanos e de que forma influenciam nossas vidas
No mundo existem diversos ecossistemas, desde florestas, desertos, até pântanos, rios e muitos outros. Entretanto, sem dúvida alguma o oceano é o mais importante para a manutenção da vida na Terra, à medida que representa 71% da superfície da Terra (uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados) e conta com a maior biodiversidade.
Mediante essas informações, ainda sim é possível que algumas perguntas surjam, como “qual a importância dos oceanos para os seres humanos?”.
Além do seu tamanho e diversidade de seres-vivos, os oceanos são importantes para nós seres humanos por vários motivos, os quais abordaremos a seguir.
Afinal, por que os oceanos são importantes para nós seres humanos?
Como dissemos, os oceanos são tidos como o principal ecossistema da Terra. Isso porque sua função afeta, direta e indiretamente, a vida de nós seres humanos.
Confira agora algumas das razões para os oceanos serem determinantes para a vida na Terra.
Oceanos regulam o clima
As estações do ano, como verão e inverno, por exemplo, estão presentes em todo mundo. Essa variação de temperatura sazonal acontece principalmente por conta dos oceanos através da absorção, armazenamento e transporte de calor, dióxido de carbono e água.

Sim, saiba que os oceanos são responsáveis pela regulagem do clima no planeta e, por consequência, sua destruição e poluição acabam influenciando as mudanças climáticas drásticas e até mesmo desastres naturais.
Logo, as alterações impactantes nos oceanos podem produzir mudanças consideráveis, anômalas e muitas vezes irreversíveis no clima da Terra – como o derretimento das geleiras inteiras.
Portanto, tenha sempre em mente que os oceanos são fundamentais para nós seres humanos, à medida que influenciam questões climáticas relevantes em todo o mundo.
Os oceanos são responsáveis por boa parte do oxigênio do mundo
É sempre importante dizer que os oceanos são fundamentais para nós humanos pois são responsáveis por boa parte do oxigênio que respiramos, indo de encontro à ideia de que a Amazônia é o pulmão do planeta – apesar de ser um ecossistema importantíssimo para o mundo.
As algas marinhas produzem cerca de 55% do oxigênio do planeta. Esse processo acontece por meio da fotossíntese, quando as plantas liberam mais oxigênio do que precisam e também quando há gás demais na água.
Consequentemente, o oxigênio liberado pelas algas acaba sendo liberado e vai direto para a atmosfera, tornando-se extremamente importante para os seres humanos.
Os oceanos são ricas fontes de alimento e sustento
Os oceanos são fontes ricas de alimentos e fornecem a nós seres humanos uma alternativa importante em nossa alimentação.
Além disso, os oceanos são o sustento de muitas pessoas, como os indivíduos que se alimentam de peixes e frutos do mar para sobreviver, que trabalham em empresas, de forma direta e indireta, que dependem dos mares para operar, que dependem do turismo em regiões costeiras e muitas outras.
Oceanos: fundamentais para os seres humanos
Tendo tudo isso em mente, fica fácil perceber que os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural, sendo considerados parte essencial da vida de cada um de nós seres humanos.
Para ler mais conteúdo como este, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho. Até a próxima!