Qual a importância dos oceanos para os seres humanos?

Entenda a importância dos oceanos para os seres humanos e de que forma influenciam nossas vidas

No mundo existem diversos ecossistemas, desde florestas, desertos, até pântanos, rios e muitos outros. Entretanto, sem dúvida alguma o oceano é o mais importante para a manutenção da vida na Terra, à medida que representa 71% da superfície da Terra (uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados) e conta com a maior biodiversidade. 

Mediante essas informações, ainda sim é possível que algumas perguntas surjam, como “qual a importância dos oceanos para os seres humanos?”. 

Além do seu tamanho e diversidade de seres-vivos, os oceanos são importantes para nós seres humanos por vários motivos, os quais abordaremos a seguir. 

Afinal, por que os oceanos são importantes para nós seres humanos?

Como dissemos, os oceanos são tidos como o principal ecossistema da Terra. Isso porque sua função afeta, direta e indiretamente, a vida de nós seres humanos. 

Confira agora algumas das razões para os oceanos serem determinantes para a vida na Terra. 

Oceanos regulam o clima

As estações do ano, como verão e inverno, por exemplo, estão presentes em todo mundo. Essa variação de temperatura sazonal acontece principalmente por conta dos oceanos através da absorção, armazenamento e transporte de calor, dióxido de carbono e água. 

Indústria da moda e poluição ambiental: entenda essa relação

Sim, saiba que os oceanos são responsáveis pela regulagem do clima no planeta e, por consequência, sua destruição e poluição acabam influenciando as mudanças climáticas drásticas e até mesmo desastres naturais. 

Logo, as alterações impactantes nos oceanos podem produzir mudanças consideráveis, anômalas e muitas vezes irreversíveis no clima da Terra – como o derretimento das geleiras inteiras.

Portanto, tenha sempre em mente que os oceanos são fundamentais para nós seres humanos, à medida que influenciam questões climáticas relevantes em todo o mundo. 

Os oceanos são responsáveis por boa parte do oxigênio do mundo

É sempre importante dizer que os oceanos são fundamentais para nós humanos pois são responsáveis por boa parte do oxigênio que respiramos, indo de encontro à ideia de que a Amazônia é o pulmão do planeta – apesar de ser um ecossistema importantíssimo para o mundo. 

As algas marinhas produzem cerca de 55% do oxigênio do planeta. Esse processo acontece por meio da fotossíntese, quando as plantas liberam mais oxigênio do que precisam e também quando há gás demais na água. 

Consequentemente, o oxigênio liberado pelas algas acaba sendo liberado e vai direto para a atmosfera, tornando-se extremamente importante para os seres humanos. 

Os oceanos são ricas fontes de alimento e sustento

Os oceanos são fontes ricas de alimentos e fornecem a nós seres humanos uma alternativa importante em nossa alimentação. 

Além disso, os oceanos são o sustento de muitas pessoas, como os indivíduos que se alimentam de peixes e frutos do mar para sobreviver, que trabalham em empresas, de forma direta e indireta, que dependem dos mares para operar, que dependem do turismo em regiões costeiras e muitas outras.

Oceanos: fundamentais para os seres humanos

Tendo tudo isso em mente, fica fácil perceber que os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural, sendo considerados parte essencial da vida de cada um de nós seres humanos. 

Para ler mais conteúdo como este, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin