Você sabe qual a profundidade do oceano? Essa e outras curiosidades relacionadas você descobre agora

Os oceanos são ecossistemas gigantescos, com uma grande biodiversidade – a maior do planeta, inclusive. Naturalmente, portanto, algumas dúvidas podem existir acerca desse vasto território composto por água. Entre as dúvidas mais comuns, saber qual a profundidade do oceano e até onde o homem conseguiu ir estão entre as mais populares. 

Pensando em ajudá-los, responderemos ao longo deste artigo essas e outras dúvidas sobre o maior e mais importante ecossistema do mundo. 

Afinal, qual a profundidade do oceano? 

Os oceanos, como dissemos, ainda são um mistério para a humanidade. Logo, a resposta exata a respeito do quão profundo são os oceanos é uma incógnita. 

Isso se deve ao fato de que, apesar de começarem a ser mapeados há mais de 500 anos, não foi possível calcular a profundidade dos oceanos, principalmente porque se estima que ainda exista mais de 95% de área a ser explorada.

Entretanto, cientistas afirmam que, em média, os oceanos possuem 3,4 quilômetros. Esse número, claro, varia de acordo com o local, podendo ser menor ou muito maior. 

Ainda que haja espaço para novas descobertas, atualmente existe uma região tida como a mais profunda nos oceanos, conhecida como a Fossa das Marianas, cuja extensão estimada é de incríveis 2.540 quilômetros.

Para termos ideia da profundidade, é como se viajássemos da cidade de São Paulo até Belém.

A Fossa das Marianas é caracterizada por longas depressões, todas estreitas, sendo o ponto mais profundo chamado de Depressão de Challenger (Challenger Deep).

O acesso a esses pontos profundos é ainda impossível devido à pressão da água, tornando a região um verdadeiro mistério para a humanidade. Para termos ideia, apenas 5% dessas profundezas foi estudada, uma porcentagem menor do que a área de Marte já analisada.

Níveis dos oceanos

O nível de 40 metros é a profundidade permitida durante um mergulho seguro. A partir dos 100 metros já há risco mortal para seres humanos, uma vez que é o nível onde inicia-se o processo de descompressão no corpo – um distúrbio no qual o nitrogênio dissolvido no sangue e nos tecidos, devido a uma pressão elevada, forma bolhas quando a pressão diminui.

Já o nível dos 500 metros representa o limite de imersão no oceano para submarinos nucleares.

No nível dos dois mil metros, a luz da superfície não é mais capaz de alcançar mais a região, tornando-se um local escuro por completo. A partir desse ponto, inclusive, é possível encontrar lulas gigantes, por exemplo.

A partir do nível dos quatro mil metros começa os verdadeiros mistérios dos oceanos, uma vez que se conhece muito pouco desse ponto em diante, com mistérios dos quais ainda não sabemos ou imaginamos (como os mega tubarões).

E para você, quais segredos estão guardados nas profundezas? É possível um dia conhecermos mais sobre as profundezas dos oceanos? 

Oceanos: um desconhecido imponente

Sem dúvida alguma os oceanos estão entre os ecossistemas e regiões mais encantadoras e misteriosas ao mesmo tempo. 

Descobrir mais sobre suas profundezas levará tempo, mas, com certeza, valerá a pena, não é mesmo? 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin