Quase metade do lixo despejado no oceano é feito de plástico, segundo estudo

Os oceanos, infelizmente, são o destino de diferentes tipos de resíduos, sobretudo o plástico. Uma associação brasileira ratificou ainda mais esse fato por meio de uma pesquisa. 

O programa Lixo Fora D’àgua, da Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) evidenciou que os resíduos plásticos correspondem a 48%,5% dos materiais que são encontrados nos oceanos. 

Segundo o levantamento, os 15 itens mais encontrados nas análises representam 80,3% dos resíduos que vão parar na costa brasileira.

Depois do plástico, a bituca de cigarro e o isopor aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente, entre os resíduos mais encontrados. 

Os 19,7% restantes estão relacionados a outros artigos, como roupas e itens de pesca. 

Todos esses lixos fazem parte de uma amostra de 16.733 itens retirados da areia, da praia e de manguezais.

O levantamento faz parte de uma pesquisa feita pela Abrelpe que começou em 2018, em 11 cidades da costa. 

O programa iniciou as ações de monitoramento, prevenção e combate ao lixo nos oceanos e mares em cidades como Santos (SP), Balneário Camboriú (SC), Bertioga (SP), Fortaleza (CE), Ipojuca (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), Manaus (AM), Serra (ES) e municípios da Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro.

Impactos dos plásticos nos oceanos

Os plásticos nos oceanos geram uma série de impactos negativos. Podemos começar listando os efeitos na biodiversidade marinha. 

Saiba que o plástico nos oceanos é conhecido por comprometer a vida dos animais marinhos, uma vez que esse tipo de resíduo é responsável por mutilar, envenenar e, claro, matar inúmeras espécies. 

O plástico nos oceanos, além de tudo disso, libera os microplásticos, que são responsáveis por envenenar os animais e contaminar as águas marinhas, comprometendo ainda mais a vida nos oceanos.

Além de afetar a vida marinha, a poluição afeta nós seres humanos, à medida que consumimos animais contaminados. 

Portanto, os resíduos plásticos nos oceanos são responsáveis diretamente pela destruição do maior ecossistema do planeta, cabendo a nós reverter essa situação antes que seja tarde demais. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Nível dos mares dos EUA subirá pelo menos 30 cm até 2050, aponta relatório
Nível dos mares dos EUA subirá pelo menos 30 cm até 2050, aponta relatório
What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin