Responsabilidade socioambiental: por que é importante?

Saiba o que é responsabilidade socioambiental e entenda sua importância

Com cada vez mais acesso à informação, naturalmente as pessoas exigem das empresas mais consciência com relação ao meio ambiente. Logo, um tema importante e que gera bastante debate vem à tona: responsabilidade socioambiental. 

A responsabilidade socioambiental é algo de extrema importância, à medida que vivemos um momento delicado do ponto de vista ambiental, conforme destruímos sistematicamente nossas riquezas naturais em escalas que, a médio/longo prazo, irão reverberar negativamente em nossas vidas. 

Por isso, deve-se cobrar atitudes e hábitos mais sustentáveis de quem mais explora a natureza: as empresas. 

Por conta de tudo isso, ao longo deste artigo falaremos mais sobre a importância da responsabilidade socioambiental, de maneira a entender seu papel na preservação do meio ambiente. 

Afinal, o que é responsabilidade socioambiental?

Antes de mais nada, é importante entendermos exatamente o que é responsabilidade socioambiental, a fim de compreender de maneira adequada seu papel no futuro do meio ambiente. 

Saiba, portanto, que a responsabilidade socioambiental pode ser definida como o comprometimento que uma empresa ou organização possui junto à sociedade e ao meio ambiente, indo além das suas obrigações legais e econômicas.

Responsabilidade socioambiental: por que é importante?

Isto é, a responsabilidade ambiental é tida uma medida que as empresas tomam em prol do meio ambiente. 

Contudo, é sempre válido ressaltar que as empresas que somente seguem as normas e leis de seu setor, exclusivamente no que se refere ao meio ambiente e a sociedade, nem sempre possuem responsabilidade socioambiental.  

Isso porque, neste caso, a empresa estaria somente exercendo seu papel de pessoa jurídica cumprindo à risca as leis em vigência. 

Logo, as empresas que de fato possuem responsabilidade socioambiental são aquelas que tomam medidas que fogem do modus operandi tradicional, de maneira a criar hábitos e métodos mais sustentáveis, visando preservar o meio ambiente e sua biodiversidade

Importância da responsabilidade socioambiental

É extremamente importante que mais empresas adotem uma metodologia pautada por mais responsabilidade socioambiental, principalmente porque esse tipo de atitude ajuda a preservar o meio ambiente de diferentes maneiras. 

Afinal, conforme nossa sociedade cresce, infelizmente destruímos a natureza nas mesmas proporções. Por isso, torna-se primordial diminuir os impactos causados, visando criar uma sociedade menos invasiva ao meio ambiente. 

Justamente pelo fato das empresas mobilizarem um grande número de pessoas e, muitas vezes, contribuírem para a destruição dos mais diversos ecossistemas, partir delas a iniciativa de mais responsabilidade socioambiental é uma excelente forma de evitar o colapso das nossas riquezas naturais.

Existem alguns exemplos interessantes de empresas que criaram mais responsabilidade social ao longo dos anos, contribuindo efetivamente para a preservação da natureza. 

Exemplos de empresas que criaram hábitos voltados à responsabilidade socioambiental

O Itaú, por exemplo, criou há alguns anos um concurso de ideias sobre práticas sustentáveis. A ideia é que as melhores propostas fossem premiadas. Como resultado, o banco promoveu a criação coletiva de iniciativas verdes. Além disso, o Itaú ainda manteve um programa interno de coleta de lixo eletroeletrônico, chegando a arrecadar mais de 116 toneladas de aparelhos descartados em toda a empresa em apenas um ano. 

A Philips, outra empresa renomada que adotou mais responsabilidade socioambiental, definiu que 7,7 % do seu faturamento seria destinado ao desenvolvimento de produtos considerados responsáveis do ponto de vista ambiental. 

Com isso, a empresa iniciou a produção de lâmpadas mais modernas, investindo em um projeto experimental que gerou uma economia de 84% no consumo de energia elétrica. 

No final, a Philips desenvolveu lâmpadas de LED e as disponibilizou para a iluminação pública em alguns municípios.

Existem muitas outras marcas e negócios que saíram da sua zona de conforto em prol da natureza, criando, assim, hábitos mais sustentáveis e responsáveis. Inclusive, quanto mais empresas participarem desse tipo de estratégia, maiores são as chances de preservarmos o meio ambiente.

Responsabilidade socioambiental: o futuro no mundo dos negócios

Por conta da maior consciência das pessoas, exige-se cada vez mais que as empresas adotem medidas e hábitos mais sustentáveis, desde a diminuição da exploração do meio ambiente até a queda na quantidade de resíduos nocivos produzidos.

Quanto mais responsabilidade socioambiental, maiores são as chances de recuperarmos o meio ambiente, preservando-o e o mantendo saudável e auto sustentável. 

Para ler mais artigos como este, siga acompanhando o blog da Máfia do Mergulho! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin