Saiba por que devemos preservar o recife de coral

Saiba por que devemos preservar o recife de coral e sua biodiversidade

Os oceanos possuem um dos ecossistemas mais ricos, diversos e lindos do planeta. Por conta disso, abriga uma grande biodiversidade, cuja função é manter as águas habitáveis e em boas condições. Levando isso em consideração, hoje falaremos mais sobre o recife de coral, que está entre os elementos mais vitais para a manutenção dos oceanos. 

Devido à sua relevância, os recifes de corais são tidos como florestas tropicais, principalmente porque são considerados primordiais para a manutenção do ecossistema marítimo, assim como as florestas são para a vida em terra.  

Não à toa, estima-se que cerca de 1/4 de todas as espécies de peixes dependem deles para sobreviver. Ou seja, a destruição dos recifes de corais representaria o fim de uma gigantesca quantidade de animais, que acarretaria em outros problemas, criando um ciclo extremamente nocivo à biodiversidade dos oceanos. 

Agora, antes de continuarmos falando sobre a importância do recife de coral, é muito importante entendermos o que eles são de fato. 

O que é recife de coral?

O recife de coral é uma estrutura formada a partir da decomposição de carbonato de cálcio oriunda do exoesqueleto secretado por animais da classe dos antozoários – sobretudo os corais -, como algas, calcárias e moluscos.

Saiba por que devemos preservar o recife de coral

Ou seja, a formação dos substratos recifais se dá através da presença dos corais, que são animais cnidários da classe Anthozoa, conhecidos por serem muito pequenos. 

Os corais utilizam o carbonato de cálcio da água para construir um exoesqueleto duro, que é a base da construção dos recifes. Quando esses seres vivos morrem, novos crescem por cima dos esqueletos. 

Logo, os recifes de corais são composto por camadas muito finas de carbonato de cálcio, cuja origem está relacionada à sobreposição dos esqueletos das gerações de corais que viveram no local

Além disso, saiba que ainda que os corais podem ser solitários, mas ainda são majoritariamente coloniais.

Por fim, tenha em mente que cada indivíduo em uma colônia de coral é conhecido como pólipo. Então, os recifes de corais são cobertos por milhares de pólipos de coral.

Por que é importante preservar o recife de coral?

Uma vez que conhecemos melhor o que é recife de coral, fica mais fácil compreender a importância da sua preservação. 

Portanto, saiba que, se destruirmos os recifes de corais, iremos destruir tudo o que está agregado a eles também. Isso sem dúvida ocasionaria um colapso no ecossistema local, culminando no fim de inúmeras espécies extremamente importantes para a biodiversidade marítima. 

Então, apesar da importância que possui, o recife de coral infelizmente está ameaçado no mundo inteiro. Cabe a nós agirmos enquanto há tempo.

O que mais ameaça os recifes de corais?

Entre as principais ameaças aos recifes de corais, destacam-se a sedimentação excessiva, a poluição e a pesca predatória.

Todos esses fatores podem, sim, definir o destino dos recifes e toda sua biodiversidade, já que sua destruição está ocorrendo sistematicamente e pouco é feito para salvá-los.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Mafia do Mergulho para mais novidades. 

Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin