Soluções para o lixo marinho: conheça as melhores alternativas

Conheça as melhores soluções para o lixo marinho; descubra a importância dos oceanos para o planeta

Uma coisa é certa: o lixo marinho está entre os maiores problemas ambientais do planeta, principalmente porque  o processo de destruição do maior ecossistema do mundo já está em andamento. Não à toa, se não fizermos nada para diminuir os impactos gerados pela poluição, poderemos acabar com os oceanos de uma vez por todas. 

Por esse motivo, é fundamental elaborarmos soluções eficientes para o lixo marinho, de maneira que possamos preservar um dos ecossistemas com maior biodiversidade e importância para a vida na Terra. 

Por que os oceanos são tão importantes?

Os oceanos, como dissemos, correm sério risco de serem destruídos, caso nada seja feito a respeito da poluição em suas águas. 

Soluções para o lixo marinho: conheça as melhores alternativas
S

Mas o que o fim dos oceanos representaria?

Bom, os oceanos são responsáveis pela maior parte do oxigênio do planeta, graças às algas marinhas, que são capazes de gerar toneladas e mais toneladas de oxigênio. 

Além disso, os oceanos são fundamentais pois absorvem CO2, evitando que o efeito dos gases estufas seja mais grave ao planeta e sua atmosfera. 

Portanto, caso os oceanos sejam destruídos, perderíamos um ecossistema que nos fornece oxigênio e absorve CO2, características estas fundamentais para a vida na Terra. 

Soluções para diminuir o lixo marinho 

A solução para o problema do lixo marinho está na sustentabilidade ambiental, cuja função é conviver em harmonia com o meio ambiente, sem agredi-lo sistematicamente. 

A sustentabilidade é responsável por assegurar o uso adequado dos recursos naturais, visando garantir que continuem existindo e possam ser aproveitados por novas gerações. 

Por exemplo, a pesca sustentável preserva espécies marinhas, ao mesmo tempo em que evita a poluição dos oceanos, já que boa parte do lixo encontrado nas águas é oriundo da indústria pesqueira (redes, cordas).

Além disso, investir em sustentabilidade garante hábitos menos invasivos à natureza, como criação de produtos recicláveis e biodegradáveis, que agridem menos o meio ambiente, inclusive os oceanos. 

Portanto, a solução para os problemas de poluição nos oceanos passam diretamente por mudarmos os hábitos antigos, trocando-os por novos, pautados pela sustentabilidade e preservação dos oceanos. 

Saiba o que você pode fazer para diminuir o lixo marinho

O lixo marinho pode ser diminuído conforme adotamos hábitos sustentáveis. 

Essas mudanças podem ser feitas de forma extremamente simples, como diminuir ou acabar com o consumo de plásticos descartáveis, optar por produtos reutilizáveis, não jogar lixo em locais inadequados, reciclar sempre que possível, não jogar areia de gato na privada, apoiar ONG’s que cuidam dos oceanos e muito mais 

Medidas como essa são fundamentais para assegurar uma maior longevidade dos oceanos e, por consequência, preservar também a vida humana. 

Diminuir o lixo marinho ajuda a preservar a vida do planeta

Agora que conhece mais sobre a importância dos oceanos, fica mais fácil entender por que é importante diminuir a quantidade de lixo marinho. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe nosso blog para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

,  

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin