Submarino movido a energia limpa recolhe plástico dos oceanos: saiba mais

As maiores emissões de CO2 na atmosfera estão ligadas, principalmente, ao transporte rodoviário, ferroviário e aéreo. Contudo, cresce a cada ano o lançamento de gases de efeito estufa por transportes marítimos cresce a cada ano, de acordo com dados da OMI, a Organização Marítima Internacional

Por conta disso, a Inglaterra quer ser referência em transporte marítimo verde no mundo até o ano de 2025. Entre as iniciativas apresentadas, está o Esmeralda01, primeiro submarino do mundo movido a energia limpa. 

O submarino será usado para transporte de cargas, funcionando à base de hidrogênio verde, de maneira a garantir a emissão zero da embarcação ao se locomover pelos oceanos.

Entenda mais sobre o projeto

O submarino inglês será o primeiro do mundo movido a energia totalmente limpa, desenvolvido pela empresa Oceanways

Como característica, o veículo conta com tecnologia de ponta nas laterais de seu casco, inspirado na fisiologia das guelras dos peixes. 

Submarino movido a energia limpa recolhe plástico dos oceanos: saiba mais

Além da questão estética, as laterais do submarino também são capazes de filtrar microplásticos da água. Ou seja, além de transportar carga com energia limpa, o submarino também ajuda no combate a poluição dos oceanos, o combo ideal na preservação do meio ambiente.

Além de tudo isso, o submarino também oferece grande contribuição para pesquisas a respeito da profundidade a que os microplásticos podem chegar nos oceanos, uma vez que o veículo foi desenvolvido para navegar a níveis muito mais profundos.

Por fim, saiba que a expectativa é que o Esmeralda01, em sua primeira viagem no oceano, vá de Glasgow (Escócia) a Belfast, (Irlanda do Norte), percorrendo 228 km.

A importância de projetos inovadores e que respeitam o meio ambiente

Atualmente, com a crise climática e ambiental que afeta o mundo todo, projetos como este, que visam preservar o meio ambiente, são cada vez mais importantes para garantir um futuro promissor para o planeta. 

A iniciativa do Fundo Marítimo Verde da Inglaterra é tão importante e, claro, deveria inspirar outros países e organizações na busca de “soluções verdes”, a fim de garantir um futuro mais promissor e saudável para as próximas gerações. 

Gostou do artigo sobre o primeiro submarino movido a energia limpa? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin