System 002: conheça o equipamento que recolhe 9 toneladas de plástico do oceano

Entenda como funciona o equipamento que ajuda a remover o plástico do oceano 

Sem dúvida alguma os resíduos plásticos estão entre os principais vilões dos oceanos, sobretudo pela quantidade com que é despejado nos oceanos e pelos seus impactos devastadores na biodiversidade marinha. Em meio à procura por soluções eficientes para esse problema ambiental, eis que surge o System 002.

O System 002, de nome Jenny, é um equipamento desenvolvido para remover lixo plástico da superfície dos oceanos de forma eficiente e ágil, a fim de evitar o acúmulo desse material em alto mar. Para termos ideia da importância desse dispositivo, tenha em mente que 8,8 milhões de toneladas do material acabam no mar todos os anos, de acordo com a Science Advances. Portanto, é preciso encontrar soluções o quanto antes. 

Mas como funciona esse System 002?

O funcionamento ocorre de maneira relativamente simples e com resultados impressionantes. Ficou curioso para conhecer mais, né? Então, confira mais sobre como funciona o System 002. 

Funcionamento do System 002

O System 002 funciona como uma espécie de “funil” sem buraco, desenvolvido com uma rede muito similar a de pesca, que é colocada na superfície da água. 

Para retirar o plástico, dois barcos presos nas extremidades do “funil” puxam o equipamento a uma velocidade de 1,5 nós. Com isso, os resíduos plásticos são capturados pela rede, para que posteriormente sejam puxados pelas embarcações. 

Para maximizar os resultados do System 002, o equipamento conta com um sistema de inteligência artificial, que localiza locais com grandes concentrações de lixo plástico. 

Para termos ideia dos resultados esperançosos que o System 002 oferece, nove toneladas de lixo de uma ilha de plástico do Oceano Pacíficom foram recolhidas por June. 

A fundação por trás da criação do System 002, Ocean Cleanup, está bastante otimista com os resultados e espera aumentar o alcance do equipamento. 

Para que isso seja possível, todo o material recolhido das águas é reciclado e vira óculos de sol, que são comercializados e, dessa forma, revertidos em lucro para a empresa, que financia pesquisas e tecnologias em prol da limpeza dos oceanos.

Por que o System 002 não é a solução definitiva para o problema do plástico nos oceanos?

É importante ressaltar que o Ocean System 002, infelizmente, consegue capturar apenas os lixos superficiais, o que, claro, não resolveria o problema do plástico nos oceanos, mas, já é o suficiente para começar a diminuir os impactos desse tipo de resíduo na biodiversidade marinha.  

Apesar disso, atualmente, o System 002 é considerado o mais eficaz na limpeza das águas. Resta apenas alguns aperfeiçoamentos para que esse equipamento ofereça ainda mais benefícios em prol do meio ambiente e dos animais marinhos.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin