Temperatura nos oceanos bate recorde de calor

Pelo sexto ano consecutivo, o oceano registrou índices de calor nunca antes visto

Os oceanos são o maior e mais importante ecossistema do planeta, já que carregam consigo a maior biodiversidade da Terra, bem como possuem funções indispensáveis para a vida em todo o mundo. Apesar disso, poucas mudanças são vistas em prol da sua preservação. Como resultado, em 2021, a temperatura nos oceanos bateu recorde de calor. 

Sim, pelo sexto ano consecutivo, os oceanos do mundo estão mais quentes do que nunca, mesmo com uma temporada de La Niña em andamento, um evento climático periódico que esfria as águas do oceano Pacífico. Tudo isso, claro, gera uma série de preocupações acerca do futuro dos oceanos e do planeta. 

A descoberta foi alicerçada em dados recentes obtidos até 2021, sendo autoria de 23 pesquisadores de 14 institutos, publicada na revista Advances in Atmospheric Sciences.

Entenda mais a pesquisa

De acordo com os dados levantados pelos cientistas no estudo, o cenário mais recente mostra uma tendência de aumento na temperatura dos oceanos a longo prazo, sobretudo  por conta do aquecimento do planeta, causado pela ação humana.

O aumento na temperatura está associado ao fato de que cerca de 90% do aquecimento global é absorvido pelos oceanos. Ao absorver mais CO2, por exemplo, os oceanos, claro, começam a aquecer. 

Esse processo, até o momento, tem livrado a humanidade e toda a biodiversidade do planeta de consequências mais graves. Em contrapartida, tudo isso vem alimentando outros fenômenos naturais perigosos, como é o caso da acidificação e o aumento na temperatura dos oceanos. 

Para Lijing Cheng, principal autor do relatório, além de absorver calor, atualmente, o oceano absorve de 20% a 30% das emissões humanas de dióxido de carbono, levando à acidificação. No entanto, o aquecimento oceânico reduz a eficiência da absorção de carbono oceânico e deixa mais CO2 no ar.

O autor do relatório também afirma que o aquecimento dos oceanos continua quebrando recordes, o que é um lembrete de que o mundo precisa de ações para combater as mudanças climáticas. 

Impactos do aquecimento dos oceanos

O aquecimento dos oceanos causa a aceleração dos processos de derretimento do gelo Antártico, Ártico e da Groenlândia, o que aumenta o nível do mar, afeta a salinidade da água e, por consequência, prejudica a vida marinha. 

Além disso, os efeitos combinados do aquecimento e da acidificação tem ocasionado o branqueamento dos recifes de coral em várias regiões do mundo, o que pode destruir um dos biomas mais diversos do mundo.

Agora que conhece mais sobre o alarmante aumento da temperatura nos oceanos e seus impactos, com certeza fica mais fácil perceber a importância de frear esses problemas ambientais o quanto antes. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin