Você sabe a diferença entre mar e oceano?

Entenda como diferenciar o que é um mar e o que é um oceano

Muito se fala no dia a dia em mar e oceano para se referir às águas salgadas. Contudo, você sabe a diferença entre mar e oceano? Será que há distinção entre as duas palavras? Para responder essas questões, no artigo de hoje falaremos mais sobre esse tema, a fim de ajudá-lo a entender de uma vez por todas. 

Entenda a diferença entre mar e oceano

Apesar de os termos “mar” e “oceano” serem comumente associados a um mesmo sentido, como sinônimos de uma grande extensão de água salgada, saiba que, sim, existe uma diferença entre mar e oceano, ainda que seja bem sutil, a partir de características específicas que os diferenciam entre si. 

Então, podemos afirmar que oceano e mar não são exatamente a mesma coisa, apesar da semelhança em suas definições convencionais.

Tenha em mente, portanto, que os mares são uma pequena porção do oceano mundial, próximos aos continentes ou ao redor de ilhas. Em contrapartida, os oceanos são as grandes porções de água salgadas que estão cercados pelos continentes. 

Qual a diferença entre Mar e Oceano

Como característica, tanto os mares quanto os oceanos possuem diversos formatos e perfis, cuja definição está associada à localização geográfica, acidez e teor de sal das águas.

Uma das principais características que diferenciam o mar do oceano é a extensão. 

Se olharmos o planeta Terra como um todo, os oceanos se destacam por sua vasta extensão, já que cobrem 70% da superfície terrestre, logo, são mais simples de serem enxergados. 

Já os mares, ainda que sejam bem extensos, são bem menores quando comparados aos oceanos.

Para entender melhor essa diferença, saiba que o maior mar do planeta é o Mar da Arábia, com extensão aproximada de 3,6 milhões de quilômetros quadrados. 

Em contrapartida, o menor oceano do planeta é o Oceano Ártico, com uma extensão superior a 14 milhões de quilômetros quadrados. Perceba que mesmo o menor oceano ainda é muito maior do que o maior dos mares. 

As fronteiras

Outra característica fundamental para distinguir um mar de um oceano é identificar suas fronteiras. Isso porque, por definição, um oceano sempre está cercado por continentes. 

Já os mares podem estar parcialmente ou completamente cercados por terra, dando origem a diferentes formatos de mares.

Salinidade

Outro fato para diferenciar os mares dos oceanos é considerar a salinidade e a profundidade. 

O motivo é porque os mares podem ser bem mais salgados que os oceanos. A explicação se dá pela ação das correntes oceânicas, que funcionam como distribuidoras de matéria orgânica e sal. Dessa maneira, a taxa de salinidade dos oceanos sempre é renovada.

Gostou do artigo sobre a diferença entre mar e oceano? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin